


O caminho estreito de um caminhoneiro é de aventuras e desventuras
Laís Rocha
Estudante de Jornalismo
Greve dos caminhoneiros contra a alta do preço dos combustíveis. Imagem/ Marcelo Camargo/Agência Brasil
De repente acordamos e tudo está de ponta cabeça, o dia não é dos melhores para muitos cidadãos de bem, algo teve de ser feito, pararam o Brasil. O povo chora, o povo sofre, o povo aceita a injustiça dos governantes, mas a força do caminhoneiro foi mostrada. O anseio em estar longe da família e de casa é agonizante, tem motivo. Colocar o pão de cada dia na mesa, levar o alimento para as grandes metrópoles e passar dias e dias colocando suas vidas em risco, para garantir o sustento e mover a economia.
Esperança é o elemento que viaja sobre rodas, não se resume a boas estradas, nem em valores de combustíveis e pedágios baixos. A esperança dos caminhoneiros não se resume em ter um ganho no qual não seja necessário fazer longas viagens sem dormir. A esperança de um caminhoneiro resume-se em honestidade. Felizmente ainda temos indivíduos justos, que lutam por um Brasil de mais mudanças e menos promessas políticas. Com honestidade as estradas, o combustível e o valor do pedágio serão justos. Com honestidade não haverá espaço para corrupção. Essa é a esperança do caminhoneiro que vivencia aventuras e desventuras, feito nômade na estrada.
Com honestidade não haverá espaço para corrupção; essa é a esperança do caminhoneiro
Quem é que manda no Brasil? O poder dos políticos? Não! Não são eles que mandam! Muitos dizem que os caminhoneiros é que mandam, cidadãos de bem que mostraram verdadeiramente que podem parar o Brasil, e pararam. Nada funciona sem eles e o desabastecimento vai existir. Há uma bela frase dita por Aristóteles: “No fundo de um buraco ou de um poço, acontece descobrir-se as estrelas”. Mas como isso seria possível na estrada da vida? Está no desejo profundo de encontrar uma esperança uma solução para o caos que vivenciamos no país.
As eleições estão chegando! E com isso, perfis de “candidatos bons”, com “promessas tentadoras” para qualquer eleitor. Lastimável. A tentativa de mudança começa em pequenas atitudes, que se tornam grandes resultados, de apoio, união, fé e esperança para um futuro da nação. Barreiras sempre existirão, mas não nos esqueçamos do dia que mostraram que o desabastecimento generalizado leva ao caos da vida urbana, que é dependente do caminhoneiro.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.