Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #482 - 18/06/2018

JMP navega em fontes sem credibilidade

Entrevista da edição 474ª relata entretenimento no mundo jornalístico

Isabelli Raiacovitch
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
(Imagem/Reprodução Jornal Matéria Prima)

(Imagem/Reprodução Jornal Matéria Prima)

Ao navegar pelo Jornal Matéria Prima, mais especificamente pela edição 474ª, encontra-se uma entrevista com o seguinte título: “As pessoas não me interpretam apenas nas redes sociais “. O texto, como é visto logo de início, não apresenta nenhuma informação completa. O leitor fica sem saber sobre o que será tratado no decorrer do texto.  A entrevista buscou abordar os poderes e os limites que a mídia oferece, como é apresentado na linha fina: “Natani Lavognolli fala sobre os poderes e os limites que a mídia oferece”.

No entanto, no decorrer do texto, não é essa temática que encontramos. A entrevistada não é a melhor pessoa para a abordagem do assunto, uma vez que ela mesmo se identifica como influenciadora digital. A definição é válida, uma vez, que segundo o site Influency.me, influenciador digital é um indivíduo que exerce impacto acima da média num segmento, seja grande, pequeno ou mesmo um nicho. Capaz de formar um público fiel e engajado, exercendo influência sobra as opiniões e atitudes.

Por meio da internet, Natani diz influenciar pessoas. No entanto, é necessário avaliar principalmente qualificar se a ela é apta a falar sobre os limites e os poderes da mídia, uma vez que existe diferença entre esses influenciadores.

Natani, por exemplo, é classificada como “nativos digitais”, famosos que formam público nas próprias plataformas digitais, como blogs, Youtube, Instagram, Facebook etc.

É importante que busquemos sempre fontes e referências aptas a discutir e opinar

Para o assunto que buscava-se tratar na reportagem era necessário que o entrevistado fosse uma autoridade. A exposição desse tipo de influenciador é constantemente utilizada como fonte ou referência na mídia tradicional.

Existem exemplos de pessoas com autoridade que usam a própria influência digital para impulsionar-se, como o médico Dráuzio Varella ou o educador Mário Sérgio Cortella.

Como profissionais do jornalismo é importante que busquemos sempre fontes de referências aptas a discutir e opinar sobre os temas que buscamos abordar. Se esse tipo de seleção de fonte não é feito, perdemos a credibilidade, podendo produzir textos pobres e sem conteúdo.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Eu não sei o que sou, mas estou procurando. Juro

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2018
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Mark Twain Cazuza Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.