


O direito à liberdade de expressão, no jornalismo, deve ir além do discurso
Andressa Jhozzenvick
Estudante de Jornalismo
Em uma reportagem publicada pelo portal G1, a ministra Carmen Lucia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a liberdade da imprensa e ainda disse que “sem a imprensa livre, a Justiça não funciona bem, o estado não funciona bem”. No evento em que ela fez essa declaração foi apresentado um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com dados que contabilizam 2.373 processos judiciais com acusações de difamação ou por suposta infração da legislação eleitoral. Esses processos foram iniciados por políticos.
Ainda nesse evento o deputado federal Miro Teixeira (REDE-RJ), que também é jornalista e advogado, defendeu a classe e disse que “… a indenização precisa ser eliminada”. E concluiu: “Quem não tem direito livre a própria palavra, com toda certeza não tem garantia de qualquer outro direito”.
Sabe-se que os meios de comunicação estão passando por transformações, mas algo que parece não mudar é o fato de os grandes conglomerados da informação estarem extremamente envolvidos com a política. Mas é preciso separar os interesses dessas empresas do trabalho dos jornalistas.
A real liberdade da imprensa é a chave para sair desse caos que confunde fatos com interesses. Investigar, analisar os casos e “soltar no ventilador” tudo o que realmente acontece nos bastidores de administrações corruptas ajudaria, quem sabe, a abrir os olhos da população brasileira.
A real liberdade da imprensa é a chave para sair desse caos que confunde fatos com interesses
Neste ano vimos de perto o quanto parte da imprensa se esconde atrás da política por medo de ser prejudicada. Na paralisação dos caminhoneiros, por exemplo, houve muitas críticas à cobertura da Rede Globo, que estaria tentando criminalizar grevistas com a intenção de colocar a população contra o movimento.
É preciso voltar às raízes do jornalismo que busca informar com isenção, sem apontar culpados ou vítimas.
Sou da arte, danço para me libertar. Sou do jornalismo por amor e estou sempre ao seu dispor.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.