Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #482 | 18/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #481 - 11/06/2018

A equipe deseja se mudar para Noronha

As falhas dos aspirantes do JMP não deveriam ser restritas a 35 linhas

Matheus Alves
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
A ilha que os aspirantes desejam (Fernando de Noronha/ Imagem Pixabay)

A ilha que os aspirantes desejam (Fernando de Noronha/ Imagem Pixabay)

Um bom jornalista não deveria começar um texto pedindo desculpas, pois quem pede desculpas assume responsabilidade no mínimo parcial do ato. Dito isto, ainda não sou jornalista e tenho culpa, portanto meu sincero pedido de perdão. Principalmente aos leitores por meus erros em escritas anteriores e por escrever a crítica do ombudsman enquanto o Brasil inflama em buzinas. Confesso que assim como Caio Manzano, caro amigo e também escritor deste jornal, lhes disse em edição já publicada, não me sinto qualificado para este trabalho.

O Jornal Matéria Prima é feito atualmente por 31 estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), acompanhados pela jornalista e professora Rosane Verdegay de Barros. Não posso afirmar corretamente quantos anos ela já dedicou a essa profissão, primeiramente por não saber a exata quantidade e por temer as represálias de explanar a idade dela.

Apesar de um jornal modesto, com uma equipe de pessoas jovens e cheias de vigor e uma experiência inquestionável por trás, era de se esperar uma publicação com conteúdo de qualidade e cheio de inovações. Contudo não é essa a imagem que o JMP vem trazendo.

Os 31 estudantes são divididos em dois grupos, cada equipe produz uma edição do jornal, sendo publicada uma por semana. Uma média de 15 integrantes por equipe, toda essa explicação serve para salientar o desastre da edição de número 478ª que apresentou o total de cinco textos publicados, ou seja, normalmente seria uma falta de no mínimo 10 textos, no entanto foram produzidos para aquela edição 13 textos.

O conteúdo raso, se apresenta firmemente no JMP, principalmente nas crônicas

Colocando a matemática de lado o jornal ainda apresenta vários outros problemas. Numa rápida análise em meio as edições de 2018 no JMP podemos ver ou não ver as fotos que inexistem nas matérias publicadas. O conteúdo raso, se apresenta firmemente, principalmente nas crônicas, que para determinados colegas parece ser algo como passar um fim de semana em Fernando de Noronha.

Um grande exemplo é a crônica “O tempo nos faz cair e nos reerguer”. O texto encontra-se sem imagem destacada na página principal e dentro uma foto minúscula sem legenda, que não diz nada ao leitor. O texto faz referência ao desastre das torres gêmeas no fatídico 11 de setembro de 2001. A pergunta é: por que trazer tal tema à crônica, o novo prédio já fora inaugurado em novembro de 2014. A resposta, senhores, é Fernando de Noronha, pois em uma praia tranquila com drinks e fantasias, quem iria pensar em devanear em problemas atuais.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

31.174 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

junho 2018
S T Q Q S S D
« mai    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Mark Twain Mario Quintana George Carlin

enquete

É preciso começar a discutir a sexualidade ainda na infância?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.