Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #479 | 21/05/2018 - Ano XIX
 
Política | Edição #477 - 07/05/2018

Vem aí a corrida eleitoral…outra vez

Candidatos preparem-se, a disputa pelos cargos públicos vai começar

Carlos Henrique Rosa
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Para alguns neste páreo, a linha de chegada fica em Brasília (Montagem sobre imagem/ Carlos Henrique Rosa)

Para alguns neste páreo, a linha de chegada fica em Brasília (Montagem sobre imagem/ Carlos Henrique Rosa)

Enfim chegou 2018, o ano que, para muitos, seria marcado por profundas transformações no cenário político do país. Agora, se para melhor ou pior já são outros quinhentos… De toda forma, conforme as eleições vão se aproximando, políticos, partidos e movimentos sociais vão se articulando cada vez mais.

Deputados anunciam a candidatura à presidência ou ao governo de um Estado, outros são presos, alguns partidos formam coligações (prometendo um ministério aqui ou uma secretaria acolá, caso vençam o pleito). Outros partidos anunciam novos reforços, com direito a foto nas redes sociais ao lado do presidente da sigla. Até parece um time de futebol na pré-temporada, apresentando um jogador recém-chegado. Tem também prefeitos que, nas eleições passadas, prometeram que cumpririam o mandato até o fim, mas que, na primeira oportunidade, se lançam candidatos ao governo estadual (talvez por causa da vontade de buscar voos – e privilégios – mais altos).

Claro, não podemos esquecer aqueles candidatos que enchem a boca para dizer que são a renovação que o país precisa e contra a “velha política”. Ironicamente, discursos do tipo são feitos, na maioria das vezes, por aqueles que estão na vida pública desde que o mundo é mundo.

Até parece um time de futebol na pré-temporada, apresentando um jogador recém-chegado

Não poderiam faltar também aquelas figuras que sempre vemos durante o período eleitoral, mas que, com o fim das eleições, simplesmente desaparecem e só vão voltar daqui a quatro anos. São as que nos fazem ter a certeza de que a hora de ir às urnas está chegando quando vemos as caras delas na TV. Igualzinho ao Roberto Carlos ou a Simone em relação ao Natal.  A propósito, o que será que esses candidatos fazem entre uma eleição e outra? Ainda hoje tenho a suspeita que eles são congelados em carbonita, tal como o Harrison Ford em “Star Wars” (você sabe, para preservar o corpo), mas é apenas uma suspeita…

Já estou imaginando, também, como vai ser quando começar a propaganda eleitoral gratuita. Duas vezes ao dia seremos testemunhas daquele festival de promessas com as quais já estamos acostumados, além de vermos aqueles candidatos bizarros, celebridades e subcelebridades, jogadores de futebol etc, pedindo o voto do eleitor. Aliás, este ano vamos ter propaganda também na internet, então se preparem.

É, amigos. Vai começar tudo outra vez…

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

31.024 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

"Lembre-se disso: Um dia a mais é um dia a menos, e vice-versa"

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Mark Twain Cazuza Chico Buarque

enquete

Você consome produtos sem o selo de inspeção sanitária?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.