


O jornal laboratório não está sendo desfrutado pelos futuros jornalistas
Janaína Lopes
Estudante de Jornalismo
O objetivo do jornal-laboratório, dentro do curso de jornalismo, é enriquecer a produção acadêmica, oferecendo o aprendizado das técnicas de reportagem a partir da prática. A realidade das Redações é trabalhada em sala de aula pontuando questões como dead line, estruturação dos textos, elementos que completam a peça jornalística, como imagens/fotografias que ilustram o que está sendo transmitido no texto. Uma chave importante no jornal-laboratório é a orientação do professor, que direciona e esclarece dúvidas e erros cometidos pelos alunos. A oportunidade de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho ofertado dentro da universidade é o que se pode obter ao participar do Jornal Matéria Prima.
São inúmeras edições que deram, e ainda dão, espaço de aprendizado ao futuro jornalista, mas que infelizmente não são aproveitadas como deveriam. Este é o momento de errar, porque estar numa faculdade é “querer aprender a partir dos próprios erros”.
A edição 479° é a prova viva, ou melhor, online, de que o jornal-laboratório da instituição de ensino não tem sido explorado e aproveitado pelos acadêmicos. É possível observar nessa edição a despreocupação e falta de compromisso com o público que desfruta do Jornal Matéria Prima. Do total de 13 produções corrigidas em sala de aula, apenas cinco foram postadas. Vale lembrar que a responsabilidade sobre a postagem é exclusiva dos alunos.
Este é o momento de errar, porque estamos aqui para aprender
No livro Jornalismo Diário (Publifolha), a jornalista Ana Estela de Souza Pinto, explica por que é importante levar a sério os jornais-laboratório: “Aproveite a chance de praticar, errar e aprender com os erros”. Por muitos anos, Ana Estela foi responsável pelo programa de trainee do jornal Folha de S. Paulo. Com certeza ela sabe o que está dizendo.
A experiência desta ferramenta pedagógica permite que o aluno tenha visões distintas que, sem sombra de dúvida, vão colaborar para o futuro na profissão, principalmente nas exigências técnicas que separam o texto jornalístico de qualquer outro texto. No livro, Jornal-Laboratório, Dirceu Fernandes Lopes deixa claro que “nos próprios exercícios didáticos que se realizam nos laboratórios é possível contrabalançar a reprodução dos padrões jornalísticos dominantes com a criação de novos modelos que possam constituir alternativas viáveis”.
É preciso enxergar esse recurso como aprendizado para o futuro profissional e não apenas uma obrigação a cumprir, atribuindo à nota que o aluno recebe pela produção, também o peso do caminho de sucesso e reconhecimento na profissão.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.