Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #479 - 21/05/2018

Recursos são mal aproveitados no JMP

O jornal laboratório não está sendo desfrutado pelos futuros jornalistas

Janaína Lopes
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
(Imagem/ Pinterest)

(Imagem/ Pinterest)

O objetivo do jornal-laboratório, dentro do curso de jornalismo, é enriquecer a produção acadêmica, oferecendo o aprendizado das técnicas de reportagem a partir da prática. A realidade das Redações é trabalhada em sala de aula pontuando questões como dead line, estruturação dos textos, elementos que completam a peça jornalística, como imagens/fotografias que ilustram o que está sendo transmitido no texto. Uma chave importante no jornal-laboratório é a orientação do professor, que direciona e esclarece dúvidas e erros cometidos pelos alunos. A oportunidade de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho ofertado dentro da universidade é o que se pode obter ao participar do Jornal Matéria Prima.

São inúmeras edições que deram, e ainda dão, espaço de aprendizado ao futuro jornalista, mas que infelizmente não são aproveitadas como deveriam. Este é o momento de errar, porque estar numa faculdade é “querer aprender a partir dos próprios erros”.

A edição 479° é a prova viva, ou melhor, online, de que o jornal-laboratório da instituição de ensino não tem sido explorado e aproveitado pelos acadêmicos. É possível observar nessa edição a despreocupação e falta de compromisso com o público que desfruta do Jornal Matéria Prima. Do total de 13 produções corrigidas em sala de aula, apenas cinco foram postadas. Vale lembrar que a responsabilidade sobre a postagem é exclusiva dos alunos.

Este é o momento de errar, porque estamos aqui para aprender

No livro Jornalismo Diário (Publifolha), a jornalista Ana Estela de Souza Pinto, explica por que é importante levar a sério os jornais-laboratório: “Aproveite a chance de praticar, errar e aprender com os erros”.  Por muitos anos, Ana Estela foi responsável pelo programa de trainee do jornal Folha de S. Paulo.  Com certeza ela sabe o que está dizendo.

A experiência desta ferramenta pedagógica permite que o aluno tenha visões distintas que, sem sombra de dúvida, vão colaborar para o futuro na profissão, principalmente nas exigências técnicas que separam o texto jornalístico de qualquer outro texto.  No livro, Jornal-Laboratório, Dirceu Fernandes Lopes deixa claro que “nos próprios exercícios didáticos que se realizam nos laboratórios é possível contrabalançar a reprodução dos padrões jornalísticos dominantes com a criação de novos modelos que possam constituir alternativas viáveis”.

É preciso enxergar esse recurso como aprendizado para o futuro profissional e não apenas uma obrigação a cumprir, atribuindo à nota que o aluno recebe pela produção, também o peso do caminho de sucesso e reconhecimento na profissão.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

"Assumindo o meu lugar. Venham as nações." (Hugo Santos)

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Cazuza Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.