Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #479 | 21/05/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #477 - 07/05/2018

O valor do erro em um jornal-laboratório

Ombudsman naufraga na intenção de criticar conteúdo político do JMP

Aclizio Valério
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
(Imagem/ Aclizio Valério)

(Imagem/ Aclizio Valério)

Ao navegar pelo Jornal Matéria Prima, mais especificamente pela edição 476ª, encontra-se o texto do ombudsman com o seguinte título: “Quem dera se ‘boas notícias’ for um clichê”. O texto, como é visto logo pelo título, é construído de forma confusa e  sem argumento algum. Uma construção quase que por completa de ideias sem nenhuma base de comprovação ou dados teóricos que a justifiquem. Em outras palavras, um texto construído na base do “achismo”, o que não sustenta o teor do gênero.

O ombudsman “critica”  a edição 474ª por apresentar 14 textos publicados com a temática política, discorrendo sobre o porquê de a edição não tratar “de assuntos que talvez as pessoas se interessem de verdade”. Em dado momento sugere que o brasileiro quer escutar algo bom e não política – “É disso que o brasileiro precisa”- , e ainda, que a exposição dos problemas políticos nas mídias “pode ser a causa de alguns – não todos, porque são muitos – problemas no Brasil”.

O teórico Stephen Toulmin afirma que um bom argumento é fortalecido com uma boa justificativa, com dados de apoio e uma garantia que declare a comprovação e alegação a partir dos dados. Características não encontradas no texto do ombudsman da edição 476ª, como pode ser visto nas frases citadas no parágrafo anterior, que serviram como justificativa para argumentos do texto.

O teórico ainda conceitua “campos argumentativos”, que são o uso de considerações que embasem um determinado campo de conhecimento, com justificativas que mostrem compreensão sobre o assunto discutido. Ou seja, se as dissertações não forem efetivas, mostram ignorância em vez de argumentos.

Se as dissertações não forem efetivas, mostram ignorância em vez de argumentos

Um texto que critique excesso de conteúdo político em qualquer publicação tem que ser muito bem embasado seja em pesquisas ou em dados estatísticos. Se o texto não for construído dessa forma os “argumentos” não passam de “achismo”, mostrando que não houve nenhum cuidado para a construção das ideias.

No texto em questão, não se observa nenhum embasamento do ombudsman ao tentar sustentar a crítica interna sobre o jornal universitário, não livrando nenhum dos parágrafos do senso comum ou de frases mal organizadas. Toda crítica sem base concreta é como um barquinho de papel, fadado a afundar.

Por outro lado, há que se considerar o fato de que “estar” ombudsman no Jornal Matéria Prima é uma exigência da disciplina Técnica de Reportagem, com vistas ao aprendizado. E justamente por conta disso é que deve-se considerar que houve, ao menos, uma tentativa de discutir a falta de equilíbrio nas temáticas abordadas pelo JMP. Não foi bem sucedida, é fato, mas foi válida enquanto experiência concreta de produção textual.

Os erros são parte do aprendizado. Um jornal-laboratório, como o próprio nome sugere, é um espaço também para os erros. Apontá-los, aqui, é essencial à formação dos futuros jornalistas, mas não reconhecer o esforço daqueles que tentam cumprir as exigências da disciplina, errando – mas aprendendo -  com a prática da escrita dos gêneros, também seria um erro.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

31.024 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Um amante das letras com a cabeça a mil.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Mark Twain Mario Quintana George Carlin

enquete

Você consome produtos sem o selo de inspeção sanitária?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.