


Falta de qualificação acaba por comprometer a profissão de jornalistas
Gabriela Medrano
Estudante de Jornalismo
Dudu Camargo é apresentador do telejornal Primeiro Impacto desde 2017
(Reprodução / Bastidores da TV)
Em 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) descartou a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Na época, o presidente do STF Gilmar Mendes, relator do processo, argumentou que a graduação do jornalista não significa mais qualidade aos profissionais da área. No entanto, mesmo que não haja a obrigatoriedade do diploma, exercer a profissão com compromisso e responsabilidade é fundamental e o contrário disso é inaceitável.
Dentre as características que mantêm o jornalismo em pé, além da produção de notícias, está a credibilidade, custosa de se adquirir e extremamente fácil de se perder. Um bom exemplo disso é Dudu Camargo, apresentador de 19 anos conhecido por ancorar o telejornal Primeiro Impacto, exibido pelo SBT. Apresentador sem diploma, diga-se de passagem.
A credibilidade é custosa
de se adquirir e extremamente fácil de se perder
Uma atitude comprometedora do apresentador levou-o a ser alvo de inúmeras críticas, que levantaram questionamentos não apenas sobre a reputação dele, mas também a da emissora. Durante uma cobertura jornalística ocorrida em dezembro do ano passado, o repórter Marcelo Bittencourt levou algumas cápsulas de fuzil, supostamente retiradas da cena de um crime, que foram mostradas ao vivo por Camargo durante a transmissão do telejornal. Essa atitude seria o mesmo que mostrar a faca usada em um assassinato, por exemplo – algo extremamente desnecessário e que não agrega absolutamente nada à informação.
Profissionais da área da comunicação precisam entender que, ao estarem expostos, representam um papel influenciador na opinião pública, e que certas atitudes acabam prejudicando a imagem e a credibilidade da informação. Ainda mais quando vindas de um apresentador de um programa exibido em rede nacional.
Camargo tem muito a aprender com profissionais como o jornalista Eduardo Scola, apresentador do Primeiro Impacto, telejornal regional exibido no Paraná pela mesma emissora. Mantendo sempre a imagem distante de polêmicas, o jornalista, formado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), atua na área há 13 anos e foi eleito o melhor apresentador de telejornal do sul do Brasil no Prêmio Melhor do Telejornalismo 2017.
No fim, é tudo sobre o valor que se dá à informação. Quando tratada como mercadoria, a notícia dá lugar à espetacularização para ganhar audiência. Então, a ética da profissão fica em segundo plano – quando deveria ser elemento fundamental.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.