Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #477 - 07/05/2018

Diploma, de fato, um requisito supérfluo

Falta de qualificação acaba por comprometer a profissão de jornalistas

Gabriela Medrano
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Dudu Camargo é apresentador do telejornal Primeiro Impacto desde 2017 (Reprodução / Bastidores da TV)

Dudu Camargo é apresentador do telejornal Primeiro Impacto desde 2017
(Reprodução / Bastidores da TV)

Em 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) descartou a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Na época, o presidente do STF Gilmar Mendes, relator do processo, argumentou que a graduação do jornalista não significa mais qualidade aos profissionais da área. No entanto, mesmo que não haja a obrigatoriedade do diploma, exercer a profissão com compromisso e responsabilidade é fundamental e o contrário disso é inaceitável.

Dentre as características que mantêm o jornalismo em pé, além da produção de notícias, está a credibilidade, custosa de se adquirir e extremamente fácil de se perder. Um bom exemplo disso é Dudu Camargo, apresentador de 19 anos conhecido por ancorar o telejornal Primeiro Impacto, exibido pelo SBT. Apresentador sem diploma, diga-se de passagem.

A credibilidade é custosa
de se adquirir e extremamente fácil de se perder

Uma atitude comprometedora do apresentador levou-o a ser alvo de inúmeras críticas, que levantaram questionamentos não apenas sobre a reputação dele, mas também a da emissora. Durante uma cobertura jornalística ocorrida em dezembro do ano passado, o repórter Marcelo Bittencourt levou algumas cápsulas de fuzil, supostamente retiradas da cena de um crime, que foram mostradas ao vivo por Camargo durante a transmissão do telejornal. Essa atitude seria o mesmo que mostrar a faca usada em um assassinato, por exemplo – algo extremamente desnecessário e que não agrega absolutamente nada à informação.

Profissionais da área da comunicação precisam entender que, ao estarem expostos, representam um papel influenciador na opinião pública, e que certas atitudes acabam prejudicando a imagem e a credibilidade da informação. Ainda mais quando vindas de um apresentador de um programa exibido em rede nacional.

Camargo tem muito a aprender com profissionais como o jornalista Eduardo Scola, apresentador do Primeiro Impacto, telejornal regional exibido no Paraná pela mesma emissora. Mantendo sempre a imagem distante de polêmicas, o jornalista, formado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), atua na área há 13 anos e foi eleito o melhor apresentador de telejornal do sul do Brasil no Prêmio Melhor do Telejornalismo 2017.

No fim, é tudo sobre o valor que se dá à informação. Quando tratada como mercadoria, a notícia dá lugar à espetacularização para ganhar audiência. Então, a ética da profissão fica em segundo plano – quando deveria ser elemento fundamental.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Sem pátria nem bandeira, súdita da intensidade

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.