Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #477 - 07/05/2018

Completa desatenção visitou também o JMP

Mesmo sendo aprendizes, participação e envolvimento são bem vindos

Emanoel Almeida
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Aponte um erro e três dedos apontarão para o próprio critico Imagem / Nathalie Campagnoni

Aponte um erro e três dedos apontarão para o próprio critico
Imagem / Nathalie Campagnoni

Há quase 20 anos, o Jornal Matéria Prima é produzido por estudantes de jornalismo, do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), em Maringá. Até aqui, foram pouco mais de 470 edições publicadas. Todas sem exceção, com a supervisão da professora Rosane Barros.

Talvez, para alguns poucos, lamentavelmente, essa atividade pareça mesmo com histórias em quadrinhos. A heroína, mesmo com todo esforço, quase sobre-humano, não consegue se desvencilhar das falhas terríveis e evitáveis, que teimam em aparecer no mundo “sombrio” dos textos publicados pelos pupilos, pós correção. Por exemplo, na edição 474ª, o nome do prêmio ficou innovaere, quando o correto é: Innovare, também mudou o gênero  de masculino para feminino na sigla OSM, e seguem.

O prejudicado com tal conduta, é o próprio aspirante a jornalista

Inaceitável, seria a menor das conclusões. É uma situação absurdamente contraditória pois, o principal prejudicado com tal conduta, é o próprio aspirante a jornalista.

Além da falta de responsabilidade com a função que lhe foi designada, não publicar um texto previamente corrigido, por exemplo, é jogar por água abaixo, anos de dedicação ao ofício, horas a fio de correção textual, ignorar a oportunidade de aprender mais com os textos dos colegas, desprestigiar  a aula de jornalismo, bem como, negligenciar as dicas passadas pela professora.

Todos os aprendizes de jornalista envolvidos na produção textual, de maneira geral, são pessoas inteligentes, bem articuladas, sabem argumentar com coerência, desenvolvem ideias e textos admiráveis. No entanto, tais qualidades não os exime das obrigações relacionadas à disciplina, afinal, para quem tem hombridade e compromisso com o aprendizado, “tarefa dada”, deveria ser, “tarefa cumprida”.

Não é de bom tom abrir mão de tudo isso, inclusive das anotações que iriam em tese, transformar os textos em algo apresentável ao leitor. Esse pouco caso mais parece um tiro no próprio pé. O curioso, é que a maioria não consegue visualizar com clareza as correções propostas pela professora, principalmente, quando chega o dia de digitar na plataforma do jornal os textos corrigidos. Em vez de reproduzirem os textos com as devidas correções, fazem exatamente ao contrário: Repetem os mesmo erros, quando não, produzem novos. Uma consequência por sempre fazerem as tarefas em cima da hora.

A figura do ombudsman não tem por objetivo desestimular ou criticar a pessoa que escreve e produz as reportagens, e sim, incutir no futuro jornalista, a consciência dos  erros cometidos e almejar que velhos problemas não sejam mais repetidos. Ao contrário do que pensam alguns, a missão de criticar é árdua e inglória. Até porque, ao apontar um dedo em direção ao erro alheio, outros três dedos apontarão para o próprio crítico.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.062 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Autêntico, curioso, criativo e apreciador de boas histórias.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Chico Buarque Mark Twain George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.