Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #479 | 21/05/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #478 - 14/05/2018

A falta de comprometimento com o JMP

Alunos deixam as publicações para a última hora e falham nessa plataforma

Isabella Soares
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Ilustração/Wordesck

Ilustração/Wordesck

Desde a edição 473°, a primeira deste ano e o segundo ano dessa turma publicando no Jornal Matéria Prima, erros básicos às práticas jornalísticas ainda são cometidos incansavelmente a cada nova edição. Pode-se afirmar que há desatenção por parte dos estudantes, desleixo e, principalmente, falta de comprometimento.

Diagramar corretamente o texto no site, prestar atenção na janela do texto, arrumar a foto e corrigir os erros apontados em sala são tão importantes para o bom jornalismo quanto apurar informações, encontrar boas fontes, bons personagens e escrever um texto completo e objetivo.

Esta crítica não é para alguns, mas para todos, inclusive para mim.

O que mais acontece é o desespero no domingo à noite para publicar o texto. As correções são feitas toda quarta-feira, foram quatro dias inteiros para a publicação e deixam para a última hora. O resultado é: textos sem a correção, sem espaços entre palavras, espaços entre pontos e palavras, parágrafos trocados, fotos sem destaque como se viu nas edições 473°, 474° e 475° e um jornalismo feito de qualquer jeito. Todos têm acesso ao manual, mas erros primários e gritantes continuam a acontecer. Concluímos que não consultam o manual e decidem deixar do jeito que está.

Lembrem-se: tudo aquilo que é urgente é porque não foi feito em tempo hábil e, agora, é necessário que se faça em tempo recorde.

Esta crítica não é para alguns, mas para todos, inclusive para mim. O JMP é um jornal-laboratório, erros devem acontecer para que sejam consertados, mas persistir toda edição nos mesmos erros só mostra que não se dá a devida atenção que esta plataforma merece.

É importante sempre lembrar que aqui somos vistos por jornalistas experientes e que cada texto publicado demonstra o profissional que estamos nos tornando.

Corrigir os erros apontados em sala, reler em voz alta cada texto, seguir o manual, conferir diagramação, não deixar para postar os textos no desespero do domingo à noite, ter comprometimento e responsabilidade permite que o trabalho seja bem feito e que críticas como esta diminuam.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

31.024 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Apaixonada pelo bom e velho futebol.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza Chico Buarque

enquete

Você consome produtos sem o selo de inspeção sanitária?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.