Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #478 - 14/05/2018

A falta de comprometimento com o JMP

Alunos deixam as publicações para a última hora e falham nessa plataforma

Isabella Soares
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Ilustração/Wordesck

Ilustração/Wordesck

Desde a edição 473°, a primeira deste ano e o segundo ano dessa turma publicando no Jornal Matéria Prima, erros básicos às práticas jornalísticas ainda são cometidos incansavelmente a cada nova edição. Pode-se afirmar que há desatenção por parte dos estudantes, desleixo e, principalmente, falta de comprometimento.

Diagramar corretamente o texto no site, prestar atenção na janela do texto, arrumar a foto e corrigir os erros apontados em sala são tão importantes para o bom jornalismo quanto apurar informações, encontrar boas fontes, bons personagens e escrever um texto completo e objetivo.

Esta crítica não é para alguns, mas para todos, inclusive para mim.

O que mais acontece é o desespero no domingo à noite para publicar o texto. As correções são feitas toda quarta-feira, foram quatro dias inteiros para a publicação e deixam para a última hora. O resultado é: textos sem a correção, sem espaços entre palavras, espaços entre pontos e palavras, parágrafos trocados, fotos sem destaque como se viu nas edições 473°, 474° e 475° e um jornalismo feito de qualquer jeito. Todos têm acesso ao manual, mas erros primários e gritantes continuam a acontecer. Concluímos que não consultam o manual e decidem deixar do jeito que está.

Lembrem-se: tudo aquilo que é urgente é porque não foi feito em tempo hábil e, agora, é necessário que se faça em tempo recorde.

Esta crítica não é para alguns, mas para todos, inclusive para mim. O JMP é um jornal-laboratório, erros devem acontecer para que sejam consertados, mas persistir toda edição nos mesmos erros só mostra que não se dá a devida atenção que esta plataforma merece.

É importante sempre lembrar que aqui somos vistos por jornalistas experientes e que cada texto publicado demonstra o profissional que estamos nos tornando.

Corrigir os erros apontados em sala, reler em voz alta cada texto, seguir o manual, conferir diagramação, não deixar para postar os textos no desespero do domingo à noite, ter comprometimento e responsabilidade permite que o trabalho seja bem feito e que críticas como esta diminuam.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.117 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Apaixonada pelo bom e velho futebol.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.