Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #480 - 28/05/2018

A cada edição, o mesmo erro se repete

Apenas edição 477ª do JMP teve todos os textos com a imagem destacada

Weverton Klein
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Edição 473ª que teve maior incidência de erros e 477ª, a única sem falhas (montagem sobre imagens/Weverton Klein)

Edição 473ª que teve maior incidência de erros e 477ª, a única sem falhas
(montagem sobre imagens/Weverton Klein)

O Jornal Matéria Prima (JMP) é um jornal-laboratório essencial para a formação de todos os estudantes do curso de graduação em Comunicação Social do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). De acordo com Antônio Vieira Júnior, doutor em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, na tese de doutorado “Uma pedagogia para o Jornal-laboratório”, de 2002, é por meio de um jornal-laboratório que os estudantes têm os primeiros contatos com a profissão e onde as teorias aprendidas no curso são colocadas em prática.

O JMP é, portanto, o espaço em que os estudantes têm para aprender a partir dos erros, seja dos próprios ou dos colegas. Contudo, na prática não é o que se tem visto por aqui. Entre as edições 473ª e 479ª, isto é, entre as sete edições publicadas neste ano, o mesmo erro foi cometido em seis delas.

De acordo com o Manual da Redação da Folha de S. Paulo, a foto editada como destaque é o primeiro elemento e, muitas vezes, o único que o leitor vê na página. Portanto, é um dos principais responsáveis para que o leitor dê atenção ao título e, consequentemente, à notícia. Desse modo, apenas a edição 477ª teve todos os textos publicados com a imagem destacada. No caso mais grave, na edição 473ª, dos 14 textos publicados, apenas três tiveram esse elemento na capa da edição.

O “esquecer” ou o “não saber como fazer” não devem ser usados como muleta

É necessário salientar que, entre todos os elementos que constituem o processo de produção de uma edição do JMP, a imagem destacada é o que exige menos tempo e trabalho dos estudantes. Nem por isso, se torna menos importante.  O “esquecer” ou o “não saber como fazer” não devem ser usados tampouco aceitos como muleta.

No primeiro caso, o tempo entre correções e publicações dos textos é suficiente para que todos os elementos sejam colocados e averiguados para que nenhum texto seja publicado com falhas. Noutro caso, todos os estudantes estão de posse do manual do JMP para eventuais necessidades.

Sendo assim, é essencial que a equipe do JMP dê atenção a todos os detalhes, por menor que sejam. Afinal, a dedicação com cada produção é um diferencial para que não seja mais um profissional medíocre da área.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Resumindo, basicamente isso.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.