


Pessoas de altos cargos são proteção para os jornalistas brasileiros
Mariana Belleze
Estudante de Jornalismo
A intervenção federal decretada no mês de fevereiro no Estado do Rio de Janeiro, passa à Segurança Pública ao general Walter Braga Netto, antes responsabilidade pelo governador do Estado Luiz Fernando Pezão, como reportado pelo jornal O Globo (Porta-voz do Exército diz que tropas já estão nas vias expressas e que inteligência agirá contra milícias), no último dia 8. A fonte primária se tornou a confiança do jornalista brasileira em relação à intervenção federal.De acordo com o autor Felipe Pena, os definidores primários são aquelas pessoas de cargos institucionais, como governadores, prefeitos, presidentes de empresas, delegados e policiais. Eles norteiam o trabalho da imprensa dependendo do fato, pois são as primeiras fontes a serem procuradas para entrevistar, por darem legitimidade ao conteúdo.
A apuração de fatos ocorre a partir de várias fontes, desde as de altos cargos (como citado anteriormente) à população em geral. Uma fonte única empobrece o texto noticiado, trazendo como consequência a falta de credibilidade, como ocorreu na edição do Globo deixando de lado, na reportagem, a apuração de conteúdo da população carioca. Situações ocorrentes no Rio de Janeiro em relação à intervenção federal, são noticiadas, muitas vezes, pelos governantes do país, podendo ser distorcida da realidade daqueles que vivem nas favelas cariocas.
A fonte primária omite informações(…)gerando uma “falsa” credibilidade
Os governantes, principalmente em ano de eleição, aproveitam da imprensa para usá-la nas campanhas política. Com a necessidade dos jornais de noticiarem o que ocorre em um dos Estados brasileiros mais importantes para o restante do país, há uma carência com o leitor.
O leitor brasileiro é prejudicado a partir do ponto que a fonte primária omite informações para melhoria da imagem (no caso, os governantes). Sendo assim, gerando uma “falsa” credibilidade, caindo em um ciclo vicioso de poder.
Em vista dos pontos apresentados, o jornalista deve prestar atenção na apuração dos fatos e na escolha das fontes primárias, não as tornando porta vozes da notícia, mesmo sendo as fontes principais do que está a ser relatado. Assim, torna-se o texto com credibilidade e informações necessárias.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.