Sem categoria | Edição #476 - 30/04/2018

O Brasil nas mãos de um futuro incerto

Cidadão têm desafio na escolha às eleições presidênciais de 2018

Isabelli Raiacovitch
Estudante de Jornalismo

Imagem/ Agencia Brasil [1]

Imagem/ Agência Brasil

Uma pesquisa feita pelo Ibope este ano em 147 municípios revela que o brasileiro se apresenta desanimado para votar. Faltando seis meses para a eleição presidencial, o estudo causa preocupação sociopolítica e demonstra que existe um grande desafio envolvendo o cidadão e a escolha do voto. O desânimo e a indecisão acabam causando instabilidade na política.

Além do desinteresse, outro fator que causa indecisão na votação é a quantidade de pré-candidatos na disputa. Até o momento 19 políticos já anunciaram a intenção de disputar a Presidência da República nesta eleição.

Entre os candidatos aparecem nomes como Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Cristovam Buarque (PPS). Até o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso, encontra-se entre os nomes dos pré-candidatos.

As eleições de 2018 não serão como as outras, não se apresentam apenas como um ato rotineiro que os brasileiros devem cumprir de quatro em quatro anos. Olhando para o cenário politico atual, há uma possibilidade real de que possa ser feita uma reforma política, encerrando os mandatos daqueles que se envolveram em corrupção, traindo o voto popular.

É importante entender que o voto é fundamental, que este ano valor simboliza a renovação e a construção da sociedade. A escolha de um líder é válida como autorização de representatividade, ou seja, alguém que atua em nome do povo.

O desânimo e a indecisão acabam causando uma instabilidade na política

Outro favor que contribui para a indecisão são as fake news, que acabam dificultando o saber de certo ou errado sobre determinado candidato.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, apresenta uma indagação a respeito das fake news. O ministro chegou a dizer que a Justiça brasileira poderá anular o resultado das eleições presidenciais, caso o candidato vencedor tenha espalhado notícias falsas durante a campanha eleitoral.

Os fatores tornam as eleições um marco problemático. O poder de mudança está nas mãos de uma sociedade que, infelizmente, está desanimada e sem interesse de buscar informações.


Artigo impresso de Jornal Matéria Prima:
http://www.jornalmateriaprima.com.br

Endereço para o artigo:
http://www.jornalmateriaprima.com.br/2018/04/o-brasil-nas-maos-de-um-futuro-incerto/

Endereços neste este artigo:

[1] Imagem: http://www.jornalmateriaprima.com.br/wp-content/uploads/2018/04/urna_jose_cruz_2350.jpg

© 2017 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.