


Cidadão têm desafio na escolha às eleições presidênciais de 2018
Isabelli Raiacovitch
Estudante de Jornalismo
Uma pesquisa feita pelo Ibope este ano em 147 municípios revela que o brasileiro se apresenta desanimado para votar. Faltando seis meses para a eleição presidencial, o estudo causa preocupação sociopolítica e demonstra que existe um grande desafio envolvendo o cidadão e a escolha do voto. O desânimo e a indecisão acabam causando instabilidade na política.
Além do desinteresse, outro fator que causa indecisão na votação é a quantidade de pré-candidatos na disputa. Até o momento 19 políticos já anunciaram a intenção de disputar a Presidência da República nesta eleição.
Entre os candidatos aparecem nomes como Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Cristovam Buarque (PPS). Até o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso, encontra-se entre os nomes dos pré-candidatos.
As eleições de 2018 não serão como as outras, não se apresentam apenas como um ato rotineiro que os brasileiros devem cumprir de quatro em quatro anos. Olhando para o cenário politico atual, há uma possibilidade real de que possa ser feita uma reforma política, encerrando os mandatos daqueles que se envolveram em corrupção, traindo o voto popular.
É importante entender que o voto é fundamental, que este ano valor simboliza a renovação e a construção da sociedade. A escolha de um líder é válida como autorização de representatividade, ou seja, alguém que atua em nome do povo.
O desânimo e a indecisão acabam causando uma instabilidade na política
Outro favor que contribui para a indecisão são as fake news, que acabam dificultando o saber de certo ou errado sobre determinado candidato.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, apresenta uma indagação a respeito das fake news. O ministro chegou a dizer que a Justiça brasileira poderá anular o resultado das eleições presidenciais, caso o candidato vencedor tenha espalhado notícias falsas durante a campanha eleitoral.
Os fatores tornam as eleições um marco problemático. O poder de mudança está nas mãos de uma sociedade que, infelizmente, está desanimada e sem interesse de buscar informações.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.