Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Sem categoria | Edição #476 - 30/04/2018

O Brasil nas mãos de um futuro incerto

Cidadão têm desafio na escolha às eleições presidênciais de 2018

Isabelli Raiacovitch
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Imagem/ Agencia Brasil

Imagem/ Agência Brasil

Uma pesquisa feita pelo Ibope este ano em 147 municípios revela que o brasileiro se apresenta desanimado para votar. Faltando seis meses para a eleição presidencial, o estudo causa preocupação sociopolítica e demonstra que existe um grande desafio envolvendo o cidadão e a escolha do voto. O desânimo e a indecisão acabam causando instabilidade na política.

Além do desinteresse, outro fator que causa indecisão na votação é a quantidade de pré-candidatos na disputa. Até o momento 19 políticos já anunciaram a intenção de disputar a Presidência da República nesta eleição.

Entre os candidatos aparecem nomes como Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Cristovam Buarque (PPS). Até o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso, encontra-se entre os nomes dos pré-candidatos.

As eleições de 2018 não serão como as outras, não se apresentam apenas como um ato rotineiro que os brasileiros devem cumprir de quatro em quatro anos. Olhando para o cenário politico atual, há uma possibilidade real de que possa ser feita uma reforma política, encerrando os mandatos daqueles que se envolveram em corrupção, traindo o voto popular.

É importante entender que o voto é fundamental, que este ano valor simboliza a renovação e a construção da sociedade. A escolha de um líder é válida como autorização de representatividade, ou seja, alguém que atua em nome do povo.

O desânimo e a indecisão acabam causando uma instabilidade na política

Outro favor que contribui para a indecisão são as fake news, que acabam dificultando o saber de certo ou errado sobre determinado candidato.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, apresenta uma indagação a respeito das fake news. O ministro chegou a dizer que a Justiça brasileira poderá anular o resultado das eleições presidenciais, caso o candidato vencedor tenha espalhado notícias falsas durante a campanha eleitoral.

Os fatores tornam as eleições um marco problemático. O poder de mudança está nas mãos de uma sociedade que, infelizmente, está desanimada e sem interesse de buscar informações.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.067 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Eu não sei o que sou, mas estou procurando. Juro

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2018
S T Q Q S S D
« dez   mai »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.