Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #473 - 09/04/2018

Greve; negociações estão longe do fim

Falta de credibilidade atualmente em O Diário é um desserviço à informação

Emanoel Almeida
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

O jornal O Diário do Norte do PR, tradicional veículo de comunicação da cidade e região, passa por uma séria crise financeira que afeta não somente a publicação, mas também a todos os funcionários e colaboradores dele dependentes. Essa crise presta um desserviço à informação e evidencia que os rumos tomados nos últimos anos pelo gestor da empresa estão equivocados, sendo que essa conjuntura se arrasta desde 2016.

Ingerência? Má administração? Crise financeira do País? Seja qual for o motivo, a credibilidade de referido jornal está severamente abalada em função da postura irredutível de seu presidente, replicada nas redes sociais, principalmente pelo sindicato dos jornalistas. Ainda não foi apresentada uma solução satisfatória que atenda a demanda dos jornalistas e funcionários, que esperam ansiosamente o fim dessas negociações.

Mesmo considerando a readequação das mídias tradicionais em função do quadro evolutivo da imprensa, como um todo, gerando a diminuição do consumo da mídia física e consequentemente dos anunciantes, há que se considerar, em contrapartida, que os anunciantes continuam presentes também nas mídias digitais, embora não seja possível afirmar quanto isso representa em termos de receita para a empresa.

A greve compromete a qualidade da informação desestimulando os jornalistas

Em relação aos prejuízos que a greve gera à informação, observa-se que a não transparência e a aparente falta de gestão da empresa de comunicação, O Diário, lançam máculas na credibilidade da instituição frente aos colaboradores e anunciantes. Por outro lado, esse cenário desqualifica a informação com o desestímulo e a falta de comprometimento com o trabalho de jornalistas veteranos, bem como dos novos e inexperientes profissionais que chegam ao mercado de trabalho ganhando subsalários e já desanimados com o “desacreditado ofício”. E mais, o prejuízo vai além das relações empregado e patrão, se estende por toda sociedade, que fica a mercê de informações imprecisas e falhas de cobertura durante o desenrolar dos fatos.

Recebendo apoio de outras entidades, a greve dos jornalistas de O Diário é legítima, conforme disse em reunião com a classe o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, que também é colunista em O Diário, afirmando que espera um desfecho positivo para ambos os lados.

A greve segue ainda insolúvel e por tempo indeterminado

A greve segue ainda insolúvel e por tempo indeterminado                                                                         (Imagem/ Emanoel Almeida)

 

 

 

Discussão e comentários »

2 comentários | Deixe seu comentário

Vanderlei e Cristina disse:

Que pena que deixaram chegar a esse ponto.
Um jornal de tradição em Maringá.

É triste, saber que um veículo de comunicação tenha que fazer greve ao invés de exercer a sua real função. Mas infelizmente esta é a nossa realidade.

Sabemos cada vez menos como tudo funciona sem seus bastidores, o que realmente acontece e o que nos levou de fato a esta situação tão caótica que atinge a todos.

É lamentável vivermos nessa situação de gerenciamento inadequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.117 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Autêntico, curioso, criativo e apreciador de boas histórias.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2018
S T Q Q S S D
« dez   mai »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.