Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #474 | 16/04/2018 - Ano XIX
 
Esporte | Edição #474 - 16/04/2018

“Estamos caminhando para que o Intregraê se torne um portal”

É a previsão da jornalista Gabriela Cadamuro para o futuro do blog universitário

Gustavo Martines
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Reprodução de imagem: Gustavo Martines

Reprodução de imagem: Gustavo Martines

Para algumas pessoas estar na faculdade não se limita apenas ao curso e às disciplinas. Alguns vivenciam experiências a mais, que acabam levando para a vida toda.

E para falar de toda essa experiência de ser um universitário foi criado o blog Integraê, que aborda diversos temas sobre o assunto e é referência em conteúdo para Atléticas (entidades responsáveis em promover e coordenar a parte esportiva de cada faculdade), jogos universitários (campeonatos de diversas modalidades de esportes entre atléticas) e formaturas.

Gabriela Cadamuro, 23, jornalista, editora chefe do blog Integraê, conta mais sobre o blog em entrevista.

“O pessoal ama isso, ama viver a Atlética, gritar, é como o futebol”

O Integraê é um blog com o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre o mundo universitário. Como surgiu esse blog e de onde veio a ideia para criar algo voltado a esse público?

O Integraê nasceu de uma vontade de aproximar o público universitário do mundo dele. Muitas Atléticas não têm a devida integração ou conhecem uma a outra. Dessa forma, em abril de 2016 o blog nasceu e começou a se espalhar aos poucos, sem colunistas. Em janeiro de 2017 nós chamamos oito pessoas para colaborar com o blog e foi quando ele deu um “boom” enorme e viralizou no mundo das Atléticas.

Você é formada em jornalismo e já teve experiencias escrevendo para outros blogs, como o Entre Todas as Coisas e seu blog pessoal Cranela, mas como chegou ao Integraê, e como está sendo essa experiencia pra você?

O Integraê foi diferente de tudo. Eu sabia o que eram Atléticas, mas nunca havia me envolvido com uma. Então, entrei sem saber de nada, só com meu conhecimento de escrita mesmo. Posso dizer que cheguei com uma mão na frente e a outra atrás e, nesses dois anos de blog eu aprendi demais, acho que nunca teria aprendido tanto. Foi e está sendo uma experiência inexplicável pra mim viver esse mundo e ter o contato como eu tenho. É como se eu imergisse num mar diferente, fazendo o que eu amo, mas diferente de tudo o que eu já fiz na vida.

O Integraê é um blog com uma grande visitação, são cerca de 25 mil visualizações mensais, mas como é a receptividade do público, e dentre todos os temas quais são os que tem maior engajamento?

Uma receptividade muito boa. Em festas, jogos ou eventos, sempre ouço alguém dizer que lê os textos do Integraê e se identifica ou que os textos ajudaram muito, que ajudaram a criar uma Atlética, por exemplo. Recebo todos os dias dúvidas sobre Atléticas e esse é um tema que possui mais engajamento. O pessoal ama isso, ama viver a Atlética, gritar, é como o futebol, mas muito mais abrangente na questão esportiva, é idolatria, raça, paixão, doação, é tudo para eles e qualquer coisa sobre Atléticas é algo muito aceito.

Como você disse, no início não tinha colunistas, e com o tempo a equipe aumentou para suprir as necessidades do blog. Quantos colunistas escrevem para o Integraê hoje e tem expectativas de aumentar essa equipe?

Hoje nós temos 17 colunistas de todos os lugares do Brasil, e, sim, a grade só vai aumentar. Eles sabem do que falam e escrevem porque amam, então nada melhor do que isso!

De 2016 até hoje o Integraê vem crescendo constantemente, tanto em acessos quanto no número de postagens. Quais são suas expectativas e como você vê o blog no futuro?

Estamos caminhando para que ele se torne um portal. O maior portal de notícias universitárias do Brasil e isso não vai demorar. O Integraê tem um grande potencial e temos uma ótima equipe trabalhando para que tudo saia como planejado, temos parcerias com mais de 220 Atléticas até o momento e somo os únicos que disseminam esse tipo de informação por meio de um blog.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

30.700 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Um ser tranquilo por fora, porem por dentro habita uma mente criativa coberta em um turbilhão de ansiedade.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2018
S T Q Q S S D
« dez    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Mark Twain Cazuza George Carlin

enquete

Seus direitos como cidadão estão mais protegidos com o trabalho do Observatório Social em Maringá?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.