Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Política | Edição #475 - 23/04/2018

Eleição polarizada é buscar privilégios

No fla-flu entre esquerda e direita políticos querem foro privilegiado

Murillo Saldanha
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Urnas polarizadas são reflexo de eleitores individualistas (Montagem sobre imagem/ Murillo Saldanha)

Urnas polarizadas são reflexo de eleitores individualistas
(Montagem sobre imagem/ Murillo Saldanha)

Pesquisa Datafolha, divulgada no domingo (15), mostra que os dois extremos continuam no topo e prontos para ganhar a corrida eleitoral. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo preso, ainda está na frente e tem 31% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PSL), de extrema-direita, vem logo atrás, com 15%.

Todo esse fla-flu é sinal de uma eleição polarizada entre esquerda e direita e de eleitores individualistas. A síndrome do condomínio fechado, apontada pelo psicanalista Christian Dunker, que impede o olhar para a realidade do outro e muito menos a ideia política diferente, tem criado esses extremos perigosos. Afinal de contas, todo extremo é burro, medíocre e hipócrita.

Mais que polarização política, parece briga do ensino fundamental

Todo extremo é burro porque limita o pensamento e a reflexão sobre as realidades e os discursos políticos. Uma das consequências disso é a individualização. Durante as manifestações do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), um muro de aço teve que ser erguido para dividir os grupos favoráveis e contrários. Além de dividir a Esplanada dos Ministérios em dois lados, os manifestantes se preocuparam mais com as cores que iam vestir, do que discutir profundamente o que aquele processo de impeachment de uma presidente eleita significaria para o país. Mais uma vez, estavam preocupados com a individualização.

Toda essa polarização é medíocre, porque além da falta de diálogo encaminha para a radicalização. Na passagem do ex-presidente Lula pelo Paraná, a caravana dele foi alvo de tiros. O pré-candidato à presidência Geraldo Alckmin (PSDB) disse que o PT só estava “colhendo o que plantou”. Outro pré-candidato, Alvaro Dias (PODE) disse que houve “provocação” do petista. Mais do que polarização política, parece briga da 4ª série A contra a 4ª série B do ensino fundamental.

Todo o amor ou ódio por determinado candidato ou partido político é hipócrita, afinal de contas, as múltiplas esquerdas e direitas do país continuam emaranhadas na velha política de sempre. Se vendem para quem está no poder em troca de privilégios para si e para o grupo que defendem. Não existe projeto de governo, nem da esquerda e nem da direita, para lutar contra o sistema desigual e cheio de privilégios. Muito menos para tentar diminuir a desigualdade, no país onde apenas 10% detêm 43,3% da renda total, segundo o IBGE.

Jair Bolsonaro surge como uma figura salvadora da extrema-direita, mas que só luta pelo grupo que faz parte, em busca de privilégios para os militares e o setor conservador. Lula, agora preso, queria o foro privilegiado para se livrar das investigações. Ele também sabe, que é a única força para que o desgastado PT continue no poder. O maior presente dessa eleição polarizada com certeza é o foro privilegiado, porque como dizem por aí: “Fulano sem foro é Moro”. Não foi o que aconteceu com Alckmin.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.244 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Simples construções textuais para contar histórias que merecem ser conhecidas.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2018
S T Q Q S S D
« dez   mai »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.