


A crise no governo Maduro é mais complexa que a análise fria do PIB
João Henrique Belli
Estudante de Jornalismo
A crise na Venezuela revela muito mais do que um problema econômico e social. A grande imprensa retrata o problema, mas nunca explica realmente o que aconteceu no país. Jornais como O Globo noticiam diariamente os problemas venezuelanos, todavia, tudo que é mostrado nas notícias são números de inflação e PIB (Produto Interno Bruto), sem levar em conta o que foi feito para deixar a situação tão alarmante. Números são frios, conseguem traduzir o resultado da ação humana, porém não explicam quais ações foram a causa desse resultado.
Alguns dias atrás O Globo noticiou a previsão do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o PIB venezuelano. Como esperado, o previsto é uma queda alarmante de 15%. O presidente Nicolás Maduro levou o país ao fundo do poço. Diante dessa situação, o mínimo que se espera é que o jornal explique perfeitamente o que foi feito nos últimos anos, desse modo ficaria claro o motivo de tudo isso. O problema é que o velho vício de falar só sobre inflação e preço do barril de petróleo voltou a aparecer.
A mídia quase não notícia. O que realmente quebrou a Venezuela foi controle de preços e um Estado exageradamente interventor. Todo esse problema foi criado por sucessivos governos que resolveram brincar de fazer socialismo, controlando preços e aumentado salário mínimo sem aumento real de produtividade.
Por qual motivo os jornais não deixam claro o que foi feito pelos últimos governos venezuelanos? A polarização entre direita e esquerda deixa jornalistas com receio de expor algo que afronte diretamente a ideologia de um dos lados. Sendo assim, a única maneira de expor o problema é explicar a crise por números, já que números não têm ideologia nem lado, são apenas reflexo de relações humanas e econômicas.
O negativo de não expor tudo o que aconteceu é o fato de que a maioria da população não entende exatamente o que se passou no governo Maduro. Alguns acham que o imperialismo americano quebrou a Venezuela, outros gritam aos quatro cantos que é comunismo, porém ambos não entendem como foi feita a política monetária do governo Maduro.
O jornalista tem o dever de esclarecer assuntos importantes e mesmo que o público seja leigo em política cabe ao jornalismo deixar o assunto minimamente compreensível às massas. A mídia não só informa como também forma a cabeça das pessoas. Tudo isso passa pela sensibilidade do redator em expor com profundidade o que é necessário.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.