Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #474 | 16/04/2018 - Ano XIX
 
Política | Edição #474 - 16/04/2018

A simbologia por trás da prisão de Lula

A detenção do ex-presidente é mais do que apenas um marco histórico

Weverton Klein
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

IMG_20180415_122250_826Quinze horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz federal Sérgio Moro expediu o mandado de prisão. A partir desse momento, Lula se tornaria o primeiro ex-chefe de Estado a ser preso no Brasil. Fato consumado na noite de 7 de abril. A prisão de Lula, porém, representa muito mais do que apenas um marco histórico. É simbólica.

A princípio, num campo visionário, satisfaz a ideia de uma Justiça igualitária, disposta a julgar todos. Porém, a utopia resiste até o momento em que dono de helicóptero apreendido com cocaína é promovido a diretor da CBF. Mas os que ainda acreditam numa lei para todos, não o fazem errado. O erro parte daqueles que politizam as pautas que julgam.

A politização, aliás, tão presente nos dias atuais, é a ferramenta essencial para que a prisão de Lula ganhe tanta simbologia. Num lado, a crença de que o mal está sendo extirpado. Noutro, que um salvador está sendo novamente crucificado. Ambas partes, porém, estão equivocadas.

É prejudicial crer que a prisão de Lula traz um fim à corrupção

É prejudicial crer que a prisão de Lula traz um fim à corrupção e por isso acomodar-se diante do cenário atual. Nesse momento, é essencial desenraizar o antipetismo introduzido na sociedade e compreender que a corrupção não é pertencente a um único partido. E mais ainda, que o ódio a uma ideologia não produza show de horrores em casa de prostituição, com direito a promessa de cerveja grátis pela morte de alguém. Ou tampouco que permitam a impunidade de quem incita um “manda esse lixo janela abaixo”.

De outro modo, é prejudicial acreditar que apenas Lula conseguiria trazer o respaldo que as camadas sociais mais pobres tanto necessitam. É fato que o petista é hoje o maior símbolo que os progressistas construíram no país e que representa o momento mais virtuoso em termos de justiça social do Brasil, porém, num momento de tanto desgaste à imagem dele, é preciso abrir caminho para que novas lideranças floresçam.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

30.700 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Resumindo, basicamente isso.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2018
S T Q Q S S D
« dez    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Chico Buarque

enquete

Seus direitos como cidadão estão mais protegidos com o trabalho do Observatório Social em Maringá?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.