Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #472 - 29/12/2017

As fotos de famílias não revelam tudo

Naquelas fotografias, ele via também as lembranças daquela época

Weverton Klein
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
(Imagem/Weverton Klein)

(Imagem/Weverton Klein)

Àquela manhã, enquanto arrumava a bagunça do quarto, encontrou jogado no fundo do guarda-roupa, dentro uma pasta antiga, um empoeirado álbum de fotografia. Pegou-o, e com cautela, espanou a poeira do objeto. Os olhos lacrimejaram e a rinite lhe deu os primeiros sinais de vida. Ignorou-a e sentou-se na cama, curioso pelas lembranças que estariam perdidas ali.

Logo que abriu, deparou-se com a fotografia do casamento dos pais. A mãe sorria, feliz, enquanto o pai tentava disfarçar a tensão num sorriso de canto de boca. Lembrou-se das histórias que a mãe lhe contava desse dia, da felicidade em dizer sim e das palavras ditas pelo padre ao casal: até que a morte os separe. Sentiu uma pontada no peito e uma angústia lhe consumiu de imediato. Então, trocou a página rapidamente.

As fotos seguintes, uma compilação da infância dele e dos irmãos. Uma ou outra, da família completa. Passou-a, uma por uma, e a cada fotografia, uma lembrança nova. Vezes ou outra, se prendia em uma foto. Noutras, na maioria das vezes quando era da família completa, trocava rapidamente. Parecia tentar fugir das lembranças. A última foto do álbum, contudo, onde a família sorridente posava ao lado da costela assando no chão, prendeu-lhe a atenção.

Era uma dessas fotos capaz de estampar uma propaganda de margarina. Família toda reunida, feliz e comemorado algum dia especial. Mas ele via mais do que isso naquela fotografia, via também as lembranças daquela época. Lembranças dele, pequeno, entrando no quarto dos pais e encontrando a mãe, defronte ao espelho, tentando esconder a mancha roxa no rosto com a maquiagem. Lembranças das dezenas de latas de cerveja jogadas num canto do quintal e dos irmãos apavorados quando percebiam que o pai estava embriagado.

Lembranças também de ouvir a mãe dizer que não tinha mais idade para recomeçar

Lembranças também dele, junto aos irmãos, escondido sob a cama enquanto o pai, em seus rompantes de fúria, esbofeteava a mãe. E de uma mãe, mesmo que diante da imploração dos filhos para irem embora, dizer que não conseguiria tratá-los sozinha. Lembranças também de, já grande, ouvir a mãe dizer que não tinha mais idade para recomeçar e de uma mãe, finalmente em paz, num sono profundo.

Em meio às lembranças, fechou o álbum e guardou-o novamente. Em seguida, seguiu para sala onde a filha pequena assistia um a desenho na TV. Quando viu o pai, a menina sorriu e ele não conseguiu evitar de perceber o quão parecida era a pequena com a avó. O coração apertou e tudo o que desejou naquele instante, era que ela nunca precisasse passar pelo mesmo que a mãe dele.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.234 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Resumindo, basicamente isso.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.