Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #482 | 18/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #472 - 29/12/2017

A carta do aspirante a repórter à direção

Um exército sem habilidades ao comando de uma general implacável

Matheus Alves
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Um novo Jornal (Ilustração/Matheus Alves)

Um novo Jornal
(Ilustração/Matheus Alves)

Endereço esta carta, a direção do Jornal Matéria Prima, mais especificamente para a diretora do mesmo. O intuito desta carta é avisar sobre uma enorme falha encontrada no jornal, estampado para todos meus amigos e colegas, aspirantes a jornalistas.

      Cara diretora, peço que leia com atenção o que tenho a dizer. Não fazia nem mesmo seis meses que eu entrara no curso de Jornalismo. Lembro perfeitamente quando minha amiga Natália que naquela época cursava 2º ano, vinha louca, me dizendo que precisava de ajuda com uma crônica. Eu não conseguia entender, por que todo aquele alvoroço, era só um texto. Eu ficava tipo; “Calma, tudo vai dar certo”.

      Ela me olhava e falava: “Você ainda vai entender do que estou falando. Você não vai querer decepcionar essa mulher”. Eu que sempre gostei de escrever boas histórias de ficção, sempre pensei na mulher que me faria pirar a cada palavra escrita, seria aquela ao qual meu peito bateria mais forte. Mal sabia eu, que o pensamento era somente mais uma de minhas ficções idealizadas. Contudo, tinha algo que não estava errado. Meu coração logo, logo, estaria a bater mais forte e minha mente a enlouquecer a cada palavra escrita, mas seria por medo de desapontar essa mulher.

      O tempo passou e eu ajudava a Nat sempre que ela precisava. Até que o ano acabou, as férias passaram, estava na hora de ano letivo retomar. O pensamento de encontrar aquela mulher, havia viajado de minha mente como se nunca tivesse acontecido.

       Ela apareceu em minha vida e eu ainda estava tranquilo, como um urso que hiberna no inverno. Minha mente estava adormecida para o que ela sabia que poderia acontecer.  O começo foi tranquilo, ela pegou leve com a gente. Reclamavamos até que ela não parava de falar a todo momento. Tolos inconsequentes! Mal sabíamos que era a experiência de anos tentando nos avisar e ensinar de todos os perigos que iríamos enfrentar mais à frente.

      Fique tranquila, diretora, o problema logo ficará reluzente aos seu olhos. O segundo semestre veio, junto com a tranquilidade de quem sabe o que tem que fazer. Pensando agora, eu não sei como ela se segurou para não dar no mínimo uns puxões de orelhas em cada ser desta sala. Foram definidas as duplas de reportagens, era dado início a batalha de pautas, comandados por aquela mulher.

      Ela tinha os soldados mais despreparados em suas mãos, eles não estavam preparados nem mesmo para carregar as canetas que tinham em suas bolsas.  Com toda a simplicidade do mundo ela pedia calma e falava; “vocês vão chegar lá.” Se tornava a cada momento o farol da esperança de um exército sem fé. Ela era imparável, instruindo um exército inteiro desprovido de quase nenhuma habilidade.

Se tornava a cada momento um farol de esperança de um exército sem fé

      Apesar de todos os resultados negativos, ela continuava a sorrir e aplaudir a cada novo pequeno avanço de seus soldados. O ano está para acabar e espero, diretora, que você tenha percebido o problema do qual tenho me pronunciado. O nome deste jornal encontra-se totalmente errado e fora de seu ideal. Espero que em meu próximo ano, esse erro esteja corrigido e em 2018 e que eu produza para o Jornal Rosane Verdegay de Barros. Termino por aqui minha carta, espero, diretora, que minha voz seja ouvida.

Assinado: Matheus Alves

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

31.174 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Mario Quintana

enquete

É preciso começar a discutir a sexualidade ainda na infância?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.