Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #469 - 06/11/2017

Vicentinos doam alimentos a famílias carentes

Em Barbosa Ferraz, projeto católico arrecada doações aos mais necessitados

Isabella Soares
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Em Barbosa Ferraz (104 km de Maringá) é realizado o projeto da SSVP (Sociedade de São Vicente de Paula) que tem o objetivo de ajudar as pessoas mais necessitadas por meio de trabalho voluntário, doando alimentos. Os Vicentinos, como são conhecidos, são um grupo católico e atuam no Brasil desde 1972 e em Barbosa Ferraz desde 2001. Atualmente o grupo conta com sete voluntários na cidade.

Não diria que é difícil de conseguir [as doações], porque Deus provê todas as coisas

Ocimar Rozon de Lima, 52, coordenadora do projeto na cidade explica que “Vicentinos é um movimento que não depende da igreja para ajudar, mas que caminha com a igreja”. São quase 40 famílias cadastradas e os alimentos doados são deixados na igreja. “Temos benfeitores que são [como] anjos, que doam alimentos ou dinheiro para nós. O povo, mediante pedido do padre, leva alimentos na igreja. Esses alimentos são divididos por nós e doados para as famílias carentes”, conta.

O controle das famílias que recebem os alimentos é feito por meio de fichas de cadastros. As famílias são visitadas, na medida da disponibilidade dos voluntários,  que sempre trabalham em duplas. “Geralmente as famílias procuram a igreja e o padre encaminha para nós.”

A necessidade maior de doação são os alimentos. “Não diria que é difícil de conseguir [as doações], porque Deus provê todas as coisas. Quando falta alimentos aí pegamos na conta da igreja”, diz Ocimar. Para ela, a maior dificuldade encontrada é o auxílio na vida espiritual. “A parte espiritual das famílias fica a desejar pelo nosso tempo curto.”

 

 

Edílson Duarte de Aquino, 49, presidente do Rotary Club da cidade, explica como o Rotary vem ajudando os Vicentinos. “O Rotary Club de Barbosa Ferraz com suas ações ‘dar de si sem pensar em si’ também faz as arrecadações de alimentos, roupas, [promove] a campanha do agasalho para ser doado. Como os Vicentinos têm o cadastro das famílias é distribuído conforme o grau de necessidade”, diz Aquino.

A dona de casa Maria de Souza, 52, vai começar a receber as doações dos Vicentinos, o nome dela já está na lista. “Agora vai ficar bom, vai ajudar muito. Vamos conseguir comer o mês inteiro”, comemora.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.124 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Apaixonada pelo bom e velho futebol.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.