Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #470 - 10/11/2017

Tomio descobriu o encanto dos orgânicos

Produtor e feirante, ele diz que sem agrotóxicos o paladar fica mais intenso

Edição Especial
Projeto Integrador 2017

Comentários
 
Tomio Mizuta na Feira do Produtor junto às suas pimentas (Imagen/ Gabriela Medrano)

Tomio Mizuta na Feira do Produtor junto às suas pimentas (Imagen/ Gabriela Medrano)

Paulistano, mudou-se para Maringá no ano de 1985. Durante a sua vida morou em sítio, trabalhou em cafezais, cuidou de lavouras, enfrentou geadas  e pragas nas plantações. Pai de cinco filhos, hoje tem os cabelos brancos e a vista já prejudicados. Esse é Tomio Mizuta, 82, feirante há mais de 20 anos, muitos dos quais dedicados à Feira do Produtor.

Tomio Mizuta começou na feira vendendo verduras e frutas, entre as quais a lichia. A frutinha vermelha, de formato arredondado, casca rugosa e gosto adocicado, é a grande paixão dele. Talvez a origem oriental da fruta seja o grande motivo de todo esse interesse.

Em 2002 , o aumento da demanda por produtos orgânicos fez com que a Feira do Produtor de Maringá reunisse um grupo de produtores de orgânicos. Mizuta entrou como sócio e aderiu ao plantio. “É melhor vender produtos orgânicos, porque o freguês compra frutas mais saudáveis e não ingere veneno”, afirma.

O freguês compra frutas mais saudáveis e não ingere veneno

Com a pele das mãos enrugadas, marcadas pelo trabalho no campo, o sorriso no rosto não esconde a alegria de ser feirante. Se tem alguém apaixonado pelo trabalho, esse alguém sem dúvida, e o senhor Mizuta. Ele conta que passou por uma cirurgia no joelho e também teve catarata, mas nenhuma delas o impediu de trabalhar.  A única queixa é ter que levantar às 4 horas  para ir à feira.

A  propriedade rural da família fica em Iguatemi, distante 16 km de Maringá. É onde ele produz frutas exóticas, difíceis de serem encontradas, como jamelão, araçá,  ginseng e hambustan, todas exclusivas da banca de Tomio Mizuta. “A raiz do giseng coreano serve para colocar na pinga, fica igual whisky mas tem que tomar bem pouquinho”, alerta.

A simplicidade e a voz tímida do feirante são reveladoras. Responde somente o que lhe é  perguntado, parece desconfiado e demonstra não gostar muito de contar os detalhes. Para quase todas as perguntas da reportagem, as respostas eram “sim” ou “não”. Porém, é possível perceber que o sabor dos produtos orgânicos trouxe novo sentido à vida de Tomio Mizuta.

“As pessoas já sabem qual banca é orgânica, todo mundo sabe que o veneno faz mal. A berinjela, por exemplo, às vezes tem bichinho, mas é so tirar e aproveitar. É  bom ter bichinho, sinal que não tem agrotóxico,” brinca ele, em meios aos risos que  se permitiu dar durante a entrevista.

A propriedade rural de Tomio Mizuta tem um pouco de tudo (Imagem/ Gabriela Medrano)

A propriedade rural de Tomio Mizuta tem um pouco de tudo
(Imagem/ Gabriela Medrano)

Produzido pelos estudantes Gabriela Medrano e Láiza Maciel, na disciplina de Narrativas Jornalísticas

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.117 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.