Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #470 | 10/11/2017 - Ano XVIII
 
Cidade | Edição #470 - 10/11/2017

Tomio descobriu o encanto dos orgânicos

Produtor e feirante, ele diz que sem agrotóxicos o paladar fica mais intenso

Edição Especial
Projeto Integrador 2017

Comentários
 
Tomio Mizuta na Feira do Produtor junto às suas pimentas (Imagen/ Gabriela Medrano)

Tomio Mizuta na Feira do Produtor junto às suas pimentas (Imagen/ Gabriela Medrano)

Paulistano, mudou-se para Maringá no ano de 1985. Durante a sua vida morou em sítio, trabalhou em cafezais, cuidou de lavouras, enfrentou geadas  e pragas nas plantações. Pai de cinco filhos, hoje tem os cabelos brancos e a vista já prejudicados. Esse é Tomio Mizuta, 82, feirante há mais de 20 anos, muitos dos quais dedicados à Feira do Produtor.

Tomio Mizuta começou na feira vendendo verduras e frutas, entre as quais a lichia. A frutinha vermelha, de formato arredondado, casca rugosa e gosto adocicado, é a grande paixão dele. Talvez a origem oriental da fruta seja o grande motivo de todo esse interesse.

Em 2002 , o aumento da demanda por produtos orgânicos fez com que a Feira do Produtor de Maringá reunisse um grupo de produtores de orgânicos. Mizuta entrou como sócio e aderiu ao plantio. “É melhor vender produtos orgânicos, porque o freguês compra frutas mais saudáveis e não ingere veneno”, afirma.

O freguês compra frutas mais saudáveis e não ingere veneno

Com a pele das mãos enrugadas, marcadas pelo trabalho no campo, o sorriso no rosto não esconde a alegria de ser feirante. Se tem alguém apaixonado pelo trabalho, esse alguém sem dúvida, e o senhor Mizuta. Ele conta que passou por uma cirurgia no joelho e também teve catarata, mas nenhuma delas o impediu de trabalhar.  A única queixa é ter que levantar às 4 horas  para ir à feira.

A  propriedade rural da família fica em Iguatemi, distante 16 km de Maringá. É onde ele produz frutas exóticas, difíceis de serem encontradas, como jamelão, araçá,  ginseng e hambustan, todas exclusivas da banca de Tomio Mizuta. “A raiz do giseng coreano serve para colocar na pinga, fica igual whisky mas tem que tomar bem pouquinho”, alerta.

A simplicidade e a voz tímida do feirante são reveladoras. Responde somente o que lhe é  perguntado, parece desconfiado e demonstra não gostar muito de contar os detalhes. Para quase todas as perguntas da reportagem, as respostas eram “sim” ou “não”. Porém, é possível perceber que o sabor dos produtos orgânicos trouxe novo sentido à vida de Tomio Mizuta.

“As pessoas já sabem qual banca é orgânica, todo mundo sabe que o veneno faz mal. A berinjela, por exemplo, às vezes tem bichinho, mas é so tirar e aproveitar. É  bom ter bichinho, sinal que não tem agrotóxico,” brinca ele, em meios aos risos que  se permitiu dar durante a entrevista.

A propriedade rural de Tomio Mizuta tem um pouco de tudo (Imagem/ Gabriela Medrano)

A propriedade rural de Tomio Mizuta tem um pouco de tudo
(Imagem/ Gabriela Medrano)

Produzido pelos estudantes Gabriela Medrano e Láiza Maciel, na disciplina de Narrativas Jornalísticas

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

28.750 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Chico Buarque

enquete

A Feira do Produtor é importante para Maringá?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.