Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #471 | 20/11/2017 - Ano XVIII
 
Literatura | Edição #471 - 20/11/2017

Projeto em bairro exerce ação com idosos

Relação interpessoal contribui para que idosos do Aclimação não se sintam sozinhos

Isabella Higa
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Imagem/ Isabella Higa "Os idosos entram em contato com outros colegas"

Imagem/ Isabella Higa
“Os idosos entram em contato com outros colegas”

A população idosa está crescendo mais e os principais fatores do aumento da expectativa de vida são, principalmente, por causa das atividades físicas e do avanço da medicina. Um bom exemplo é o Projeto de Extensão de Educação física que ocorre no Jardim Aclimação, na Avenida Guedner, região Sul de Maringá, coordenado pela professora Terezinha Gomes Faria, que desenvolve o projeto há oito anos.

As atividades são para a comunidade que tenha mais de 50 anos. A professora Terezinha desenvolve ações e dinâmicas que estimulam o participante a praticar exercícios que o ajudam a manter o corpo. Também é uma maneira de ocupar a mente. “Os idosos, quando participam dessas atividades, entram em contato com outros colegas. Essa relação interpessoal contribui também para que eles não se sintam sozinhos.”

O Projeto de Extensão de Educação Física ocorre todas as terças-feiras e quintas-feiras de manhã.  Para ingressar no projeto alguns cuidados são exigidos. “Antes de praticar qualquer esporte é importante fazer uma avaliação física para saber se a pessoa está apta a praticar as atividades. E como trabalhamos com pessoas com mais idade, pedimos sempre um relatório detalhado de um cardiologista”,  conta Terezinha.

Movimentar o meu corpo

é algo que me traz felicidade

 

A psicóloga Angelita Mendes Flores conta que geralmente as pessoas com mais idade começam a ter ansiedade e a atividade física ajuda a controlar isso. “A ansiedade é uma energia em excesso e quando os idosos são aposentados, normalmente  não descarregam essa energia. A atividade física contribui diretamente para saúde mental da pessoa, porque é uma maneira de ocupar a mente com um esporte.” Relata Angelita.

Quem participa desse projeto é a Dalci Carvalho, dona de casa, 71 anos, que mora na Vila Morangueira região e vem até o bairro Jardim Aclimação, para participar das atividades. Ela percebeu o quanto praticar atividades físicas contribuiu para melhorar a própria saúde. “Realizar um esporte, movimentar o meu corpo, é algo que me traz felicidade e no fim do dia eu me sinto melhor. Quando comecei a participar, eu não conhecia ninguém e hoje fiz muitos amigos. Eu me divirto muito”.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

29.048 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

"Saio em busca de um grande talvez" (John Green)

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza George Carlin

enquete

Na moda, você trocaria uma grife por um artigo produzido de forma sustentável?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2017 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.