


Relação interpessoal contribui para que idosos do Aclimação não se sintam sozinhos
Isabella Higa
Estudante de Jornalismo
A população idosa está crescendo mais e os principais fatores do aumento da expectativa de vida são, principalmente, por causa das atividades físicas e do avanço da medicina. Um bom exemplo é o Projeto de Extensão de Educação física que ocorre no Jardim Aclimação, na Avenida Guedner, região Sul de Maringá, coordenado pela professora Terezinha Gomes Faria, que desenvolve o projeto há oito anos.
As atividades são para a comunidade que tenha mais de 50 anos. A professora Terezinha desenvolve ações e dinâmicas que estimulam o participante a praticar exercícios que o ajudam a manter o corpo. Também é uma maneira de ocupar a mente. “Os idosos, quando participam dessas atividades, entram em contato com outros colegas. Essa relação interpessoal contribui também para que eles não se sintam sozinhos.”
O Projeto de Extensão de Educação Física ocorre todas as terças-feiras e quintas-feiras de manhã. Para ingressar no projeto alguns cuidados são exigidos. “Antes de praticar qualquer esporte é importante fazer uma avaliação física para saber se a pessoa está apta a praticar as atividades. E como trabalhamos com pessoas com mais idade, pedimos sempre um relatório detalhado de um cardiologista”, conta Terezinha.
Movimentar o meu corpo
é algo que me traz felicidade
A psicóloga Angelita Mendes Flores conta que geralmente as pessoas com mais idade começam a ter ansiedade e a atividade física ajuda a controlar isso. “A ansiedade é uma energia em excesso e quando os idosos são aposentados, normalmente não descarregam essa energia. A atividade física contribui diretamente para saúde mental da pessoa, porque é uma maneira de ocupar a mente com um esporte.” Relata Angelita.
Quem participa desse projeto é a Dalci Carvalho, dona de casa, 71 anos, que mora na Vila Morangueira região e vem até o bairro Jardim Aclimação, para participar das atividades. Ela percebeu o quanto praticar atividades físicas contribuiu para melhorar a própria saúde. “Realizar um esporte, movimentar o meu corpo, é algo que me traz felicidade e no fim do dia eu me sinto melhor. Quando comecei a participar, eu não conhecia ninguém e hoje fiz muitos amigos. Eu me divirto muito”.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.