Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #469 - 06/11/2017

Projeto da UEM promove inclusão por meio da arte

O Pluralidades (Em) Cena tem como foco a vivência e criação em grupo

Eduardo Domingos
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Processo criativo durante as aulas realizadas na oficina Imagem - Foto Reprodução (Instagram / Pluralidades (Em) Cena)

Processo criativo durante as aulas realizadas na oficina
Imagem – Foto Reprodução (Instagram / Pluralidades (Em) Cena)

Com a finalidade de proporcionar acessibilidade por meio da iniciação ao teatro, a oficina Pluralidades (Em) Cena, projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), possibilita a interação de pessoas com ou sem deficiência em aulas de iniciação teatral. Começado em abril deste ano, a oficina tem como foco a vivência e criação em grupo. O projeto surgiu com o conceito de mostrar a representatividade do indivíduo com deficiência e desmistificar a ideia de limitação que, muitas vezes, o envolve. As aulas ocorrem todas às quartas na sala de rítmica e dança, no Departamento de Educação Física.

Essa iniciativa é importante para cada vez mais ampliarmos este campo para outros projetos

Anyelle Caroline Cordeiro, 23, formada em Artes Cênicas, é professora e responsável pelo projeto. Ela conta que a intenção da oficina não é mostrar um mero trabalho que tenha pessoas com deficiência, e sim quais são as capacidades que elas podem desenvolver, independentemente da condição. Segundo ela, a questão da representatividade no meio artístico é muito significativo para esse público. “Essa iniciativa é importante para a sociedade ver que tem esse pessoal e cada vez mais ampliarmos esse campo para outros projetos de extensão, oficinas, espaços, onde for.” Ela diz que, entre os indivíduos com deficiência que já participaram das aulas criativas, houve acompanhamento familiar e, a partir daí, foi possível notar melhoria no relacionamento interpessoal do aluno.

O trabalho, realizado por Anyelle, é fruto de colaboração com o professor Décio Roberto Calegari, 51, coordenador do Projeto de Atividade Física Adaptada à Pessoa com Deficiência (Proafa). Ele conta que a ideia do projeto foi montada por Anyelle e ele a orientou. Juntos, os dois deram início à proposta executada na oficina. Ele relata que também colaborou ao indicar integrantes para iniciação das atividades. “Ela era minha aluna de Artes Cênicas e eu disponibilizei nossos paratletas para fazerem parte”, complementa.

João Paulo Marques, 18, estudante de Educação Física da UEM, participa regularmente das aulas. Ele não tem deficiência, mas se interessou bastante pelo projeto. Marques conta que entrou para a oficina por acaso. “Passei em frente à sala e vi os professores em atividade. Eles me explicaram sobre o projeto, me interessei, aí me convidaram para uma aula experimental”, relata. Ele diz que, a dinâmica das aulas proporciona o autoconhecimento do praticante. Contribuindo no entendimento das particularidades do indivíduo e os fatores relacionados à existência humana.

Além de Marques, a mãe de um dos alunos, que não têm deficiência, também participa das aulas. Ao todo, a oficina alcançou seis participantes. Para Anyelle, o baixo número se deve a questões relacionadas à baixa divulgação, disponibilidade de horários e de locomoção.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amy Winehouse, somente.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.