


Para muitos, o meio do mato. Para mim o Brasil verdadeiro
Ryan Savelli
Estudante de Jornalismo
O sentimento de estar fazendo algo muito errado tomou conta de mim quando resolvi contar aos amigos que eu havia escolhido a Amazônia como destino da minha próxima viagem. Riram, e todos disseram exatamente o mesmo “porque ir para o meio do mato?”. Eu nunca levei isso em consideração e tinha certeza de que nessa viagem eu viveria as experiencias mais incríveis da minha vida.
A primeira grande descoberta, e talvez a resposta para a pergunta que todos me faziam, é que a floresta amazônica faz parte de um Brasil que o brasileiro não conhece e nem faz questão de conhecer. Já os gringos … Então, rapidamente entendi como tudo funcionava por lá e resolvi entender que aquela região pertence ao Brazil e não ao Brasil.
Para um brasileiro, é tão vergonhoso e até mesmo motivo de chacota, quando ele conta que passou duas noites em uma aldeia indígena, caminhou na mata, aprendeu usar arco e flecha, e para os gringos não? Diversas vezes ouvi que o dinheiro gasto lá, dava pra fazer muito em Miami. O que eu aprenderia com isso?
Sofrido é, mas em outro sentido, para nós viciados em ficar sempre conectados, não faz idéia como foi ficar dois dias sem sinal algum.
Conheci o famoso encontro das águas, fenômeno único no mundo inteiro, onde
dois rios, diferentes não só na cor, mas na densidade, temperatura, não se misturam. Nadei com os botos e conheci de perto um pouco da cultura regional representada pelos bois Garantido e Caprichoso. A cada passo, uma nova descoberta, uma historia diferente, uma realidade diferente. Daí a gente para e pensa como os caras do colarinho branco, da gravata de marca, dos carros de luxo e avião particular, querem acabar com tudo isso, por interesse próprio, por dinheiro, por ganância. Parece ridículo e até mesmo impossível, mas se ainda respiramos ar puro, é porque ainda temos um filtro chamado Amazônia que o dispõe sem nos cobrar nada, diretamente de toda a rica vegetação.
aquela região pertence ao Brazil e não ao Brasil.
A oportunidade de conhecer o Brasil de verdade e suas origens e ter tido contato com índios, conhecer a cultura deles, me fez e ainda me faz todos os dias refletir sobre a vida, como uns vivem com tanto e outros com tão pouco.
O brasil é nosso. É nosso dever defende-lo, nossa terra, nossa gente
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.