


Loja busca garimpar ideias e buscar tesouros onde ninguém espera
Isabelli Raiacovitch
Estudante de Jornalismo
Segundo a BBC, a indústria da moda é a segunda maior poluidora do mundo, causando preocupações ambientais, isso faz com que iniciativas de moda sustentável apareçam no mercado. É o caso da marca Garimpa, de Maringá, que teve início com a junção de quatro amigas, Bianca Virgilio, Gabriela Moura, Giovana Giroldo, Bia Ornellas, que tinham vontade de fazer algo novo, e não suprir apenas necessidades momentâneas com isso, trouxeram um novo conceito sustentável para o mundo da moda.
Segundo Bianca Virgilio, 25, estudante de moda e sócia proprietária da Garimpa, que tem uma unica loja no centro de Maringá, a seleção do material é baseada na matéria-prima. As peças são literalmente garimpadas e mantem a essência das estudantes. “A nossa essência é a mistura de quatro estilos de vida totalmente diferentes que se unem na paixão que temos por moda e sustentabilidade,
Cada uma das integrantes traz uma pitada diferente para conscientizar a marca, quatro pilares que levantam e dão forças à Garimpa.’’
O desafio encontrado pelas estudantes e empresarias da marca é propor algo novo a uma sociedade acostumada com conceitos pré-estabelecidos, “Propor algo diferente é sempre difícil, porém estamos tratando de paixão e nossa paixão é exatamente essa, a nossa casa, nosso planeta e o futuro das pessoas que aqui estão’’, destaca a empresaria.
Fernanda Ramos, 23, chefe de cozinha, conta que acha o trabalho das donas da Garimpa incrível, e que por entender o consumo sustentável, quis adquirir as roupas da marca, “Quando você adota o consumo sustentável e reutiliza uma roupa, significa que menos recursos naturais serão prejudicados, processados e transportados, ou seja, isso já alivia 100% da poluição.’’
” Quatro estilos de vida totalmente diferentes que se unem na paixão que temos por moda e sustentabilidade’’
Para Bruna Delazari, cliente da marca, além do consumo sustentável o que a faz ela gostar da Garimpa é os preços e a qualidade dos produtos, ” Eu gosto do preço, qualidade e também a criatividade das meninas em cada peça modificada.’’
As empresárias da Garimpa não têm medo das mudanças e do futuro. ” As mudanças são essênciais para o futuro, e nós, como marca sustentável, estamos nos posicionando para isso.’’
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.