Cidade | Edição #470 - 10/11/2017

Evento expõe raiz agrícola de Maringá

Feira do Produtor reforça potencial da agricultura familiar no município

Edição Especial
Projeto Integrador 2017

Hoje a feira tem 124 feirantes e mais opções para o consumidor Imagem / Emanoel Almeida [1]

Hoje a feira tem 124 feirantes e mais opções para o consumidor
Imagem / Emanoel Almeida

A Feira do Produtor foi implantada em março de 1982, com 47 feirantes, e funcionou sempre no mesmo lugar, na avenida Prudente de Moraes, Zona 7, em frente ao estádio Willie Davids. Há 35 anos nascia a feira, que tinha como objetivo proporcionar ao pequeno produtor da cidade e região, melhores condições de negócio.  O agricultor não vendia os produtos para as grandes redes de supermercados. Os pontos de venda que eles tinham eram algumas quitandas e a feira livre.”Em cima dessas dificuldades é que foi pensada a criação da Feira do Produtor”, afirma Jorge Ogassawara, 68, engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável pelo início da Agricultura Orgânica no Noroeste do Paraná, desde  1976.

Os feirantes contam com o apoio da Associação da Feira do Produtor Rural de Maringá (AFPRM), que auxilia os agricultores a comercializar os produtos sem intermediários.O presidente da AFPRM, Eizaburo Kadowaki, trabalha há 15 anos na Feira do Produtor.

Hoje a feira reúne 124 produtores, com mais produtos e opções para o consumidor. “Porém, o desafio de comercializar com as grandes redes de supermercados continua, pois os supermercados não compram do agricultor, a não ser com entrega consignada”, relata Ogassawara.

A Feira do Produtor funciona há 35 anos no mesmo local Imagem/Emanoel Almeida

A Feira do Produtor funciona há 35 anos no mesmo local
Imagem/Emanoel Almeida

Da criação da feira até os dias atuais a receptividade, por parte do consumidor, continua boa. “Me lembro que as primeiras feiras, em questão de uma hora, vendiam tudo e o pessoal ficava de braços cruzados esperando dar a hora, porque não tinha o que fazer.

Foi assim que surgiu a máxima de que, para poder comprar algo na feira, o consumidor tinha que ir cedo porque, se fosse tarde, não tinha mais nada para comprar. “Por isso, a aceitação do consumidor foi nota dez e até hoje tem sido assim”, diz Ogassawara.

Hoje a feira reúne 124 produtores, com mais produtos e opções para o consumidor

Para quem trabalha com vendas, as metas para o futuro costumam girar em torno de aumento do faturamento. Os ganhos dos produtores variam de R$ 2.000 a R$ 10.000 por mês, mas para Jorge Ogassawara as metas vão além. “Dar continuidade a esse trabalho também faz parte das metas. Vemos vários filhos de produtores que estavam há 30 anos aqui  e hoje são os filhos [desses filhos] que estão administrando. A esperança da gente é que esses filhos continuem na atividade, tenham produção para participar da feira por muito mais anos”, diz.

O grupo tem que estar sempre unido, para que não desvirtue do objetivo principal da feira

A Emater atua de diversas maneiras junto aos feirantes, com assistência técnica para o produtor mas, principalmente, organizando o grupo. “O grupo tem que estar sempre unido, para que não desvirtue do objetivo principal da feira, que é atender aos pequenos produtores rurais”, diz Ogassawara.

Serviço: Quem pretende ocupar um espaço na Feira do Produtor de Maringá deve se inscrever por meio da diretoria da AFPRM e depois é só aguardar na lista de espera. Se houver desistência, o próximo inscrito fica com o espaço. O expediente começa às 18h todas as segundas e quartas e, aos sábados, a partir das 7h, durando em média quatro horas por dia. Em dias de jogos no estádio,  o funcionamento é transferido para quinta-feira. Mais informações na Emater, pelo telefone (44) 3219-2500

Produzido pelos estudantes Emanoel Almeida e Isabella Soares, na disciplina Narrativas Jornalísticas 


Artigo impresso de Jornal Matéria Prima:
http://www.jornalmateriaprima.com.br

Endereço para o artigo:
http://www.jornalmateriaprima.com.br/2017/11/evento-expoe-raiz-agricola-de-maringa/

Endereços neste este artigo:

[1] Imagem: http://www.jornalmateriaprima.com.br/wp-content/uploads/2017/10/001-Feira-do-Produtor-de-Maringá-Panorãmica_imagem-Emanoel-Almeida.jpg

© 2017 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.