Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #470 - 10/11/2017

Evento expõe raiz agrícola de Maringá

Feira do Produtor reforça potencial da agricultura familiar no município

Edição Especial
Projeto Integrador 2017

Comentários
 
Hoje a feira tem 124 feirantes e mais opções para o consumidor Imagem / Emanoel Almeida

Hoje a feira tem 124 feirantes e mais opções para o consumidor
Imagem / Emanoel Almeida

A Feira do Produtor foi implantada em março de 1982, com 47 feirantes, e funcionou sempre no mesmo lugar, na avenida Prudente de Moraes, Zona 7, em frente ao estádio Willie Davids. Há 35 anos nascia a feira, que tinha como objetivo proporcionar ao pequeno produtor da cidade e região, melhores condições de negócio.  O agricultor não vendia os produtos para as grandes redes de supermercados. Os pontos de venda que eles tinham eram algumas quitandas e a feira livre.”Em cima dessas dificuldades é que foi pensada a criação da Feira do Produtor”, afirma Jorge Ogassawara, 68, engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável pelo início da Agricultura Orgânica no Noroeste do Paraná, desde  1976.

Os feirantes contam com o apoio da Associação da Feira do Produtor Rural de Maringá (AFPRM), que auxilia os agricultores a comercializar os produtos sem intermediários.O presidente da AFPRM, Eizaburo Kadowaki, trabalha há 15 anos na Feira do Produtor.

Hoje a feira reúne 124 produtores, com mais produtos e opções para o consumidor. “Porém, o desafio de comercializar com as grandes redes de supermercados continua, pois os supermercados não compram do agricultor, a não ser com entrega consignada”, relata Ogassawara.

A Feira do Produtor funciona há 35 anos no mesmo local Imagem/Emanoel Almeida

A Feira do Produtor funciona há 35 anos no mesmo local
Imagem/Emanoel Almeida

Da criação da feira até os dias atuais a receptividade, por parte do consumidor, continua boa. “Me lembro que as primeiras feiras, em questão de uma hora, vendiam tudo e o pessoal ficava de braços cruzados esperando dar a hora, porque não tinha o que fazer.

Foi assim que surgiu a máxima de que, para poder comprar algo na feira, o consumidor tinha que ir cedo porque, se fosse tarde, não tinha mais nada para comprar. “Por isso, a aceitação do consumidor foi nota dez e até hoje tem sido assim”, diz Ogassawara.

Hoje a feira reúne 124 produtores, com mais produtos e opções para o consumidor

Para quem trabalha com vendas, as metas para o futuro costumam girar em torno de aumento do faturamento. Os ganhos dos produtores variam de R$ 2.000 a R$ 10.000 por mês, mas para Jorge Ogassawara as metas vão além. “Dar continuidade a esse trabalho também faz parte das metas. Vemos vários filhos de produtores que estavam há 30 anos aqui  e hoje são os filhos [desses filhos] que estão administrando. A esperança da gente é que esses filhos continuem na atividade, tenham produção para participar da feira por muito mais anos”, diz.

O grupo tem que estar sempre unido, para que não desvirtue do objetivo principal da feira

A Emater atua de diversas maneiras junto aos feirantes, com assistência técnica para o produtor mas, principalmente, organizando o grupo. “O grupo tem que estar sempre unido, para que não desvirtue do objetivo principal da feira, que é atender aos pequenos produtores rurais”, diz Ogassawara.

Serviço: Quem pretende ocupar um espaço na Feira do Produtor de Maringá deve se inscrever por meio da diretoria da AFPRM e depois é só aguardar na lista de espera. Se houver desistência, o próximo inscrito fica com o espaço. O expediente começa às 18h todas as segundas e quartas e, aos sábados, a partir das 7h, durando em média quatro horas por dia. Em dias de jogos no estádio,  o funcionamento é transferido para quinta-feira. Mais informações na Emater, pelo telefone (44) 3219-2500

Produzido pelos estudantes Emanoel Almeida e Isabella Soares, na disciplina Narrativas Jornalísticas 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

31.372 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Mark Twain Mario Quintana Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.