Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #470 | 10/11/2017 - Ano XVIII
 
Cidade | Edição #470 - 10/11/2017

Estufas garantem a produção de Laura

Feirante troca a produção de banana maçã pelo tomate, pepino e vagem

Edição Especial
Projeto Integrador 2017

Comentários
 
Laura e José Marcio exibem os tomates que produzem Imagem/Arquivo Pessoal

Laura e José Marcio exibem os tomates que produzem
Imagem/Arquivo Pessoal

Laura Franciscado, 39 anos, mulher brasileira, 1,65 de altura, corpo magro e, ainda sim, forte, de sorriso extravagante e marcas de uma lutadora. Casada desde 1997 com José Márcio Franciscado, mãe de dois filhos, mudou-se para Mandaguaçu, a 20 km de Maringá. Ao chegar na cidade nova, a descoberta de uma terra cheia de problemas.

O casal decide trabalhar na feira de Mandaguaçu, vendendo uma pequena produção. Com o tempo, o negócio prospera. Chegam as estufas e melhoram as condições para tratar a terra. A horta agora é maior e melhor.

 Em 2002 o casal começa a analisar o mercado e percebe que a Feira do Produtor de Maringá não tem muitos vendedores de banana maçã, na época era o carro-chefe da produção do casal. Começa então uma nova etapa: as idas e vindas de Mandaguaçu para Maringá semanalmente, no intuito de lucrar mais dentro de uma feira maior e com demanda para os produtos que eles poderiam oferecer.

O casal já está há 15 anos na Feira do Produtor de Maringá (Imagem/Arquivo Pessoal)

O casal já está há 15 anos na Feira do Produtor de Maringá
(Imagem/Arquivo Pessoal)

Este ano Laura e José Marcio completam 15 anos dentro da Feira do Produtor de Maringá. Na barraca deles não há mais as famosas bananas maçã. Laura dá pela primeira vez um sorriso largo e explica que as doenças da terra e frequentes furtos forçaram o casal a mudar o foco da produção. Com as estufas, agora, eles produzem vagem, pepino e tomate.

Doenças da terra e furtos forçaram o casal a mudar o foco da produção

Questionada sobre as dificuldades de ser feirante nos dias de hoje, Laura faz questão de afirmar que tratava-se de uma opinião pessoal, pois dentro da feira há divergências sobre o assunto. “A abertura dos supermercados aos domingos e às segundas, juntamente com a crise financeira, tornam as nossas vidas muito complicadas. A clientela não se importa muito com a qualidade, e sim com os preços, conforto e acessibilidade”, diz, referindo-se à queda no consumo.

A pergunta sobre os produtos orgânicos se tornou quase um clichê. Laura explica que existem barracas de orgânicos na Feira do Produtor e que o cliente deve ficar despreocupado ao consumir, contudo explica que a produção dela e de José Marcio não cumpre os requisitos. “Não conseguimos porque temos plantação de soja de um lado e do outro [da propriedade], não temos condição de ser orgânicos com a quantidade de produtos [defensivos agrícolas] que são lançados ao nosso lado.”

* Produzido pelos estudantes Matheus Alves e Luiz Gustavo, na disciplina Narrativas Jornalísticas

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

28.750 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mario Quintana

enquete

A Feira do Produtor é importante para Maringá?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.