Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #470 | 10/11/2017 - Ano XVIII
 
Cidade | Edição #470 - 10/11/2017

Cogumelos são também a paixão de Jorge

Biólogo, que já foi diretor de colégio, agora é o único fungicultor da região

Edição Especial
Projeto Integrador 2017

Comentários
 

Jorge Morais, 57, é paulistano, graduado em Ciências Biológicas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), foi professor, fundador e diretor do Colégio Platão em Maringá e hoje é dono do Centro Educacional I-Mesa, voltado à educação infantil. Além disso tudo, atualmente ele e Roberto Azevedo, amigo da época de graduação, são os únicos fungicultores de Maringá e estão na Feira do Produtor às quartas-feiras e sábados, há mais de cinco anos.

Filiado ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) dos 15 aos 19 anos, já na juventude se mostrava uma pessoa disposta a desafiar o senso comum e hoje se declara um “biólogo liberal”. Desfiliou-se por querer “mais ação e menos idealismo” e, pela mesma sede de fazer algo, participou do movimento estudantil na época da Ditadura Militar.Casou-se, veio para Maringá, para se estruturar e ser fundador de um colégio que viria a ser muito tradicional. Hoje se dedica à fungicultura e formas inovadoras de educação infantil.

“Muita gente me pergunta porque eu deixei de ser diretor e professor para ser feirante”, conta. Ainda hoje, encontra muitos alunos durante a feira e, com uma memória fotográfica, conversa com extrema naturalidade sobre aquele tempo, mesmo mais de uma década depois. “Para mim, tem tudo a ver uma coisa com a outra. O diferencial da Feira do Produtor é aproximar quem consome e quem produz, e isso é uma relação de confiança e responsabilidade”.

O diferencial da Feira do Produtor é aproximar quem consome e quem produz

A barraca está presente apenas às quartas e sábados. “Os cogumelos exigem muito cuidado e uma tarde a mais que deixamos de cuidar pode causar problemas”, explica Morais. A produção principal é de shimeji, cerca de 700 quilogramas por mês, vendido, além da feira, para supermercados e restaurantes. Também são produzidas sementes germinadas e broto de alfafa, já o shitake é uma nova variedade que “vai estar à venda em janeiro”, promete.

“É um momento de transformação e, por mais que as pessoas reclamem da sujeira, agora ela não está mais escondida debaixo do tapete. Estamos hoje, apesar de tudo, bem melhor do que num passado recente”, desabafa sobre os comentários que nascem das conversas casuais da feira.

Em meio a dicas de preparo do shimeji, seja em pratos vegetarianos ou combinado com bacon, Morais mostra uma raiz política de diálogo e tolerância, que vai da cozinha à sala de aula, tendo muitas vezes a Feira do Produtor como ponte. “Um grande experimento social”, define a feira. Um pouco militante, um pouco professor, agora também produtor.

Jorge Morais em final de expediente na Feira do Produtor Imagem/Adevanir Rezende

Jorge Morais em final de expediente na Feira do Produtor
Imagem/Adevanir Rezende

Produzido pelos estudantes Adevanir Rezende e João Henrique Belli, na disciplina Narrativas Jornalísticas

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

28.750 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mark Twain

enquete

A Feira do Produtor é importante para Maringá?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.