Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #466 - 16/10/2017

“Tacurando” propõe saúde por meio de boas ações

Trabalho é realizado há seis anos em hospitais de Cianorte e Maringá

Allan Cavalcanti
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Você ainda acredita que bons gestos podem mudar o mundo?  Bom, talvez não o mundo todo, mas eles podem mudar a vida de muitas pessoas. É com essa convicção que o pessoal do projeto Tacurando, que começou em Cianorte, município situado há 81,2 km de Maringá, visita hospitais de toda a região há mais de seis anos.

Mas o que leva uma pessoa a criar um projeto de assistência social? O líder do Tacurando, Paulo Roberto João Pedro, o Paulinho, disse que a maior inspiração foi a enfermeira Ana Maria Almeida Aguiar, que cuidou do pai dele no momento de maior desespero da família, e de um modo bem simples, com um beijo na testa e uma música para acalmá-lo. “Tinha horas que eu achava que tinha sonhado, que ela realmente tinha sido um anjo que passou por ali e foi embora, não era alguém desse mundo.” Esse pequeno gesto inspirou Paulinho a fazer um curso de técnico de enfermagem, com o objetivo de realizar trabalhos voluntários. “Para mim seria uma forma de retribuir essa atitude de amor.”

“Para mim seria uma forma de retribuir essa atitude de amor”.

“Para mim seria uma forma de retribuir essa atitude de amor”.

A enfermeira Ana Maria que trabalha no Hospital Paraná, na avenida Luiz Teixeira Mendes, zona 9, em Maringá, conta que sempre entrava nos quartos com uma lanterna em mãos, para saber se o paciente estava bem. “Eu não falava para ninguém, era algo entre mim, o paciente e Deus. Sempre motivada pelo amor de Deus.”

Praticamente como um trabalho de um super-herói, Ana conta que pensava em entrar em contato com Paulinho, mas não iria dizer o nome, queria permanecer no anonimato. Ao participar de uma palestra realizada no hospital, Paulinho conseguiu encontrar a enfermeira, mesmo ela não querendo se identificar. Para ela, foi uma ótima surpresa.

Ana afirma que jamais esperou que um gesto tão pequeno e comum para ela, fosse motivar um jovem a reservar algumas horas do dia para se dedicar a ajudar os outros. “Esse é um projeto tão divino, tão especial e de grande importância, para aqueles que recebem a visita desses voluntários.”

“Nossa forma de pagamento é o sorriso e o carinho”.

Bruna Rossi Camilo Casagrande, psicóloga no Hospital & Maternidade Maringá, atualmente voluntária no projeto Tacurando, trabalhou em 2012 na Santa Casa de Cianorte e conta que conheceu Paulinho nos eventos de humanização que o hospital promove. A ideia do projeto surgiu ali. Durante uma das músicas que estavam sendo cantadas, um dos voluntários mencionou a palavra “tá curando” e o nome pegou.

Os voluntários não contam com nenhum tipo de remuneração e fazer com que outras pessoas se sintam bem é a recompensa. “Nossa forma de pagamento é o sorriso e o carinho que a gente recebe do próprio paciente”, diz Bruna.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.124 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.