Literatura | Edição #466 - 16/10/2017

O maior mito que já nos contaram no país

Por onde anda essa historinha que nos foi contada e que acreditamos?

Murillo Saldanha
Estudante de Jornalismo

Há alguns dias fiquei pensando na mitologia grega, na história dos mitos. Indaguei-me também sobre as lendas brasileiras, como a do boi da cara preta, do saci, do curupira, historinhas contadas para as pessoas acharem que existem mas que, na realidade, nunca existiram.

O Brasil tem um mito bem maior do que esses que representam nosso folclore. Também nunca vi, não sei se existe, só ouço falar: O mito do Estado laico.

Estaria o Estado laico escondido na última gaveta da bancada religiosa do Congresso Nacional?

Engraçado falar de laicidade. Se tocamos nesse assunto já nos tornamos anti-religião, extremistas ou “esquerdopatas”. Mas resolvi mexer nesse vespeiro.

Indago-me às vezes onde estaria escondido esse tal Estado laico. “Estado laico, onde está você?”. Será que estaria escondido na última gaveta da bancada religiosa do Congresso Nacional? Ou estaria protegido por meio da intervenção divina, dentro do gabinete de algum pastor da Câmara dos Deputados. Afinal, se o Estado é laico por que temos bancada religiosa?

Pode ser que o sumido Estado laico esteja também lá no Supremo Tribunal Federal, debaixo da toga do ministro Gilmar Mendes, ou até da presidente do STF, ministra Carmem Lúcia. Há alguns dias eles aprovaram o ensino religioso confessional nas escolas. A escola é sem partido, mas com religião.

Talvez o Estado laico possa estar escondido lá no Rio de Janeiro, cidade com ares da Idade Média. Na Câmara dos Vereadores é normal realizar celebrações religiosas enquanto ataques a religiões de matrizes africanas vêm se tornando recorrentes na cidade. Calma, que é tudo “em nome de Jesus”, dizem os intolerantes.

O Estado laico, pode estar escondido na Constituição federal. Espera aí, acho que é o contrário: a Constituição federal que anda sumida no país. Prática inconstitucional é o que mais ocorre no Brasil. Presidente ilegítimo, CLT rasgada, congelamento de verbas. Sem contar na farra das emendas e na troca de favores e afagos que já são comuns em Brasília. Até caberia aqui outra indagação: Constituição federal, onde está você? Calma, leitores, isso já é assunto para outra crônica.

Alguém viu o desaparecido Estado laico andando por aí (Montagem/Mariana Belleze) [1]

Alguém viu o desaparecido Estado laico andando por aí?
(Montagem/Mariana Belleze)

 


Artigo impresso de Jornal Matéria Prima:
http://www.jornalmateriaprima.com.br

Endereço para o artigo:
http://www.jornalmateriaprima.com.br/2017/10/o-maior-mito-que-ja-nos-contaram-no-pais/

Endereços neste este artigo:

[1] Imagem: http://www.jornalmateriaprima.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Estado-Laico.jpg

© 2017 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.