


A plataforma, que existe há 12 anos, tem hoje 1 bilhão de usuários
Luiz Gustavo Santoro
Estudante de Jornalismo
O YouTube vem crescendo muito ao longo dos seus 12 anos de existência, o crescimento fica mais evidente nos os últimos cinco anos. Jovens começam a atrair uma grande massa de seguidores, que queremos assistir a conteúdos totalmente autorais e originais, sendo muitas vezes relacionados à vida pessoal de quem deter o canal no YouTube. A plataforma de distribuição digital de vídeos, um serviço com gerenciamento de transferência de fundos.
De acordo com estatísticas divulgadas pela própria empresa, o YouTube conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários, divididos entre consumidores de conteúdo e criadores.
Um desses usuários é, Renan Hideki, jovem maringaense de 21 anos, dono do canal Reflaw, ele acredita que o “crescimento da plataforma está acontecendo por causa da quantidade de criadores que estão entrando mercado”.
O meu sonho é poder levar a minha música autoral até as pessoas.”
Questionado sobre os motivos pelos quais ele decidiu aderir à plataforma. Hideki declara sem constrangimentos: “Eu criei um canal porque gosto de atenção”. Contudo, ele salienta que tenta levar a luta LGBT como pano de fundo do canal. “Com mais dois mil inscritos, recebo mensagens de pessoas agradecidas por eu ter ajudado em algo”, diz, referindo-se ao conteúdo do canal.
Hideki não é o único em busca da fama no YouTube, Beatriz Oliveira de 20 anos, oferece conteúdo musical diferenciado, com voz e estilo próprio “Minhas inspirações começaram assistindo covers no Youtube. O meu sonho é poder levar a minha música autoral até as pessoas.”
O Youtube acaba fornecendo alguma ajuda para quem utiliza a plataforma como trabalho para suprir as necessidades dessa plataforma “Tem várias páginas ensinando como publicar e nos fornecendo ajuda de várias maneiras” diz Beatriz Oliveira
A história da estudante do canal entretanto, nem sempre foi relacionado a música, Beatriz que faz o curso de Comunicação e Multimeios na UEM (Universidade Estadual de Maringá), tinha inicialmente outro objetivo. “Eu queria ,no início, produzir qualquer tipo de conteúdo audiovisual e aprender a editar.”
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.