Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #471 | 20/11/2017 - Ano XVIII
 
Cidade | Edição #465 - 09/10/2017

Homem dribla drogas inspirado nos filhos

Em Sarandi, Antônio Alves resgata dependentes dando a eles uma formação

Emanoel Almeida
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
"Tem que pedir ajuda, ninguém faz nada sozinho", diz Toninho (Imagem / Emanoel Almeida)

“Tem que pedir ajuda, ninguém faz nada sozinho”, diz Toninho
(Imagem / Emanoel Almeida)

O montador de carretas aposentado Antônio Alves, o Toninho, 57, mora em Sarandi, na rua Cruzeiro do Sul, 195, Jardim Universal, região norte. Local marcado por conflitos sociais e problemas relacionados às drogas. Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, Sarandi é a 31ª cidade do Brasil e a segunda do Paraná com o maior índice de homicídios de jovens e uma parte dessas mortes está relacionada ao tráfico.

Há quatro anos, Toninho desenvolve um projeto humanitário, por meio da ONG Betesda, que foi criada a partir de uma experiência vivida pela próprio aposentado, quando os três filhos dele se envolveram com drogas. Fato esse, que o deixou triste e, ao mesmo tempo, inspirado em fazer algo pelo resgate dos filhos. Com o tempo, os pais dos amigos dos filhos de Toninho foram também pedir ajuda a ele. O objetivo principal da ONG é resgatar  adolescentes infratores e encaminhá-los ao mercado de trabalho, oferecendo novas oportunidades. Em entrevista ao Jornal Matéria Prima, Toninho relata como é trabalhar nessas condições. “Tem que ter muita seriedade, não desistir, pedir ajuda aos colaboradores, porque ninguém faz nada sozinho. Tem que ter ajuda para poder encarar esses jovens que têm a cabeça feita para o lado crime.”

Mecânica é o xodó dos jovens. Eles querem ver, desmontar e montar as peças novamente

A ONG disponibiliza vários cursos. O mais procurado é o curso de mecânica básica em automóveis. “É o xodó dos jovens. Eles querem ver, desmontar e montar as peças novamente. A aula começa às 14h e às 13h45, os jovens já estão esperando ansiosos pelo início”, explica Alves.

O projeto alcança outros bairros da cidade. Diogo da Silva Lima, 15, aluno da sexta sexta série, que mora no Conjunto Floresta, região sul, é um dos alunos do curso. “O curso de mecânica, para mim é muito bom, antes eu ficava na rua fazendo coisa errada junto com a molecada que fumava droga.”

Os cursos oferecidos pela ONG são gratuitos. Porém, para os alunos frequentarem é preciso atender alguns critérios, explica o fundador da ONG. “Exigimos que eles estejam estudando, não faltem às aulas, tragam RG e CPF e que os pais ou responsáveis assinem a ficha de cadastro.”

Gabriela Cândida do Nascimento, 16, aluna da sétima série, é a única menina matriculada no curso de mecânica. “O curso me ajuda muito, aprendo muitas coisas: Mexer no carro e futuramente posso montar uma oficina.”

A ONG Betesda tem outras atividades para os adolescentes. “Auxiliar de escritório, artesanato, projeto Criança Feliz, entre outras. São vários eventos. Com a ajuda dos amigos e dos voluntários conseguimos fazer alguma coisa para essas crianças tão carentes”, diz Alves.

Hugo Germano, 30, agente da Guarda Municipal de Sarandi, conhece o trabalho que o Toninho realiza. “Esse trabalho da ONG Betesda é importante, porque colabora demais para a ocupação dos jovens, tira eles das ruas e eles têm menos contato com a criminalidade.”

Mesmo com recursos limitados, Antônio Alves está muito à frente do próprio tempo. Com todos esses projetos em andamento, ele não para de sonhar e deseja ir além. “Quero ampliar a ONG, ter mais cursos, mais voluntários que é a principal dificuldade, e conquistar a certificação ISO 9000 [gestão de qualidade],” declara.

Serviço: Quem quiser colaborar com a ONG Betesda deve entrar em contato com Antônio Alves pelo (s) telefone (s) (44) 99716-5028 e (44) 3264-2163

 

 

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Eugênia Almeida Perrone disse:

Reportagem interessante. Bom saber que pessoas simples conseguem fazer um grande trabalho social. Isso nos serve de lição e motivação para percebermos e aprendermos que somos capazes também de fazer o bem quando queremos. Parabéns Toninho pelo seu belo e grande projeto.

Parabéns também ao autor da reportagem, por nos trazer boas notícias, mostrando-nos que temos como ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

29.048 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Autêntico, curioso, criativo e apreciador de boas histórias.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

Mario Quintana Chico Buarque George Carlin

enquete

Na moda, você trocaria uma grife por um artigo produzido de forma sustentável?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2017 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.