


Projeto da prefeitura busca talentos nas escolas públicas de áreas carentes
Matheus Alves
Estudante de Jornalismo
Em Paranavaí (distante 73 km de Maringá), a Secretaria de Esportes do Município está apostando nas estruturas escolares existentes na cidade para colocar em prática um projeto de atividades esportivas para crianças e adolescentes carentes. De acordo com o secretário da pasta, Rafael Octaviano, 44, o objetivo é “otimizar os recursos que hoje são repassados para entidades sem fins lucrativos”.
Segundo ele, o motivo de procurar as escolas para implantar o programa, denominado Esporte Escola Clube, se dá pela crise que o país vive e que afeta todos os municípios os brasileiros. Ele explica que as comunidades mais carentes são o público alvo do programa porque, via de regra “são grandes celeiros de talentos.”
Na Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto o Programa Esporte Escola Clube já existe há algum tempo. É nessa escola que o professor de Judô Daniel Zeferino, 27, atende aproximadamente 150 alunos. Apesar de observar bons resultados com a atividade, o professor destaca alguns pontos negativos. De acordo com ele, “muitas pessoas não querem trabalhar nessas áreas mais carentes”.
O edital prevê 250 atendimentos semanais
Zeferino argumenta que a falta de informação dos pais tem sido um grande impasse para que o projeto atraia mais crianças. “Muitos pais não deixam e não gostam quando o filho pratica esportes, principalmente arte marcial, que é uma luta. Eles não entendem que, na verdade, isso é para o desenvolvimento da criança.”
O edital do projeto prevê que sejam feitos 250 atendimentos semanais com crianças e adolescentes de 4 a 14 anos. Os esportes oferecidos são Futsal, Judô, Ginástica Rítmica, Basquete e Atletismo, além de aulas de balé. A expectativa é que o número de atividades oferecidas aumente. Para que isso aconteça o secretário Rafael Octaviano pede que os pais se informem junto aos instrutores do programa e espera que os filhos possam se divertir e aprender novos hábitos por meio do esporte.
Grupo treina Judô orientado pelo instrutor Daniel Zeferino
(Imagem/Luiz Gustavo Santoro)
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.