Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #470 | 10/11/2017 - Ano XVIII
 
Cidade | Edição #461 - 11/09/2017

“O Pastel” compõe tradição na Zona 7

Estabelecimento faz parte da rotina do Jardim Universitário desde 1988

Adevanir Rezende
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Aberta em 1988, a lanchonete O Pastel, localizada na Rua Professor Lauro Werneck, 839, na Zona 7, região central de Maringá, é um ponto de encontro tradicional entre a comunidade universitária da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na esquina com a Rua Professor Guido Inácio Bersch, região de muitas repúblicas de estudantes, o charme do lugar é inconfundível já pelo lado de fora. As mesas na calçada, o nome estampado na fachada, as paredes “suavemente” pichadas e uma provável fila que, mesmo com três pessoas, não cabe ali dentro.

Caso a busca do visitante seja voraz, quando chegar a vez dele ao balcão vai encontrar opções de salgados, entre um freezer de sorvetes e outro de cerveja, e, ao lado, duas mesas apertadas à espera do novo cliente.

O dono é Sérgio Rogério de Almeida Cézar, 53 anos. Ele trabalha no período da noite e também ajuda no horário do almoço, que é quando estabelecimento tem o maior movimento. A mãe dele, dona Teresa Cezar, 70, trabalha com o filho desde o começo do empreendimento, mas somente até às 15h. Mais duas pessoas auxiliam no expediente. “As muitas greves nesses anos confundem a rotina e as férias, porém seguimos firmes, apesar das crises”, declara Almeida Cézar.

Já tem filhos de alunos que frequentavam aqui que estão quase terminando a faculdade

Segundo dona Teresa, todos esses anos são de trabalho contínuo, forte, mas também gratificante pela referência que é ser parte da história da vizinhança e também da UEM. “Já tem filhos de alunos que frequentavam aqui que estão quase terminando a faculdade”, ela relata, acerca de uma jornada que acompanha gerações da universidade.

Para Bruno Mioto, 20 anos, universitário de Ciências Biológicas, o local é muito conhecido entre os estudantes e representa uma opção de almoço durante a semana, com uma clientela fiel. Já nas palavras de Cassiano Goes, 19 anos, do curso de Ciências Econômicas, a lanchonete, o atendimento e o jeito simples “trazem um espírito ritualístico para os momentos depois das aulas e das reuniões do centro acadêmico”.

O PF, os sonhos e os famosos pastéis são símbolos da casa

Inseparável da fama de lugar acolhedor, a qualidade culinária é também essencial. O almoço com pratos tradicionais como o popular prato feito (PF), os sonhos e os famosos pastéis, com destaque para os sabores bombom e três queijos, são símbolos da casa. “Gosto da comida e dos lanches. Amo o cachorro quente da casa e o empadão” conta Leonardo Urt, 24, formado na UEM e morador do bairro. Ele complementa “Dona Teresa e dona Maria [atendente da lanchonete] são muito fofas”. Tudo isso é motivo de voltar sempre para O Pastel.

 

Fachada da lanchonete O Pastel com as conhecidas mesas na calçada

As mesas na calçada completam o charme do estabelecimento
(Imagem/Adevanir Rezende)

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

28.750 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Curioso pela vida como ela é e pode ser e os momentos dela que se perderão como lágrimas na chuva

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2017
S T Q Q S S D
« dez   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque George Carlin

enquete

A Feira do Produtor é importante para Maringá?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.