Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #462 | 18/09/2017 - Ano XVIII
 
Cidade | Edição #461 - 11/09/2017

“O Pastel” compõe tradição na Zona 7

Estabelecimento faz parte da rotina do Jardim Universitário desde 1988

Adevanir Rezende
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Aberta em 1988, a lanchonete O Pastel, localizada na Rua Professor Lauro Werneck, 839, na Zona 7, região central de Maringá, é um ponto de encontro tradicional entre a comunidade universitária da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na esquina com a Rua Professor Guido Inácio Bersch, região de muitas repúblicas de estudantes, o charme do lugar é inconfundível já pelo lado de fora. As mesas na calçada, o nome estampado na fachada, as paredes “suavemente” pichadas e uma provável fila que, mesmo com três pessoas, não cabe ali dentro.

Caso a busca do visitante seja voraz, quando chegar a vez dele ao balcão vai encontrar opções de salgados, entre um freezer de sorvetes e outro de cerveja, e, ao lado, duas mesas apertadas à espera do novo cliente.

O dono é Sérgio Rogério de Almeida Cézar, 53 anos. Ele trabalha no período da noite e também ajuda no horário do almoço, que é quando estabelecimento tem o maior movimento. A mãe dele, dona Teresa Cezar, 70, trabalha com o filho desde o começo do empreendimento, mas somente até às 15h. Mais duas pessoas auxiliam no expediente. “As muitas greves nesses anos confundem a rotina e as férias, porém seguimos firmes, apesar das crises”, declara Almeida Cézar.

Já tem filhos de alunos que frequentavam aqui que estão quase terminando a faculdade

Segundo dona Teresa, todos esses anos são de trabalho contínuo, forte, mas também gratificante pela referência que é ser parte da história da vizinhança e também da UEM. “Já tem filhos de alunos que frequentavam aqui que estão quase terminando a faculdade”, ela relata, acerca de uma jornada que acompanha gerações da universidade.

Para Bruno Mioto, 20 anos, universitário de Ciências Biológicas, o local é muito conhecido entre os estudantes e representa uma opção de almoço durante a semana, com uma clientela fiel. Já nas palavras de Cassiano Goes, 19 anos, do curso de Ciências Econômicas, a lanchonete, o atendimento e o jeito simples “trazem um espírito ritualístico para os momentos depois das aulas e das reuniões do centro acadêmico”.

O PF, os sonhos e os famosos pastéis são símbolos da casa

Inseparável da fama de lugar acolhedor, a qualidade culinária é também essencial. O almoço com pratos tradicionais como o popular prato feito (PF), os sonhos e os famosos pastéis, com destaque para os sabores bombom e três queijos, são símbolos da casa. “Gosto da comida e dos lanches. Amo o cachorro quente da casa e o empadão” conta Leonardo Urt, 24, formado na UEM e morador do bairro. Ele complementa “Dona Teresa e dona Maria [atendente da lanchonete] são muito fofas”. Tudo isso é motivo de voltar sempre para O Pastel.

 

Fachada da lanchonete O Pastel com as conhecidas mesas na calçada

As mesas na calçada completam o charme do estabelecimento
(Imagem/Adevanir Rezende)

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

27.837 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Curioso pela vida como ela é e pode ser e os momentos dela que se perderão como lágrimas na chuva

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2017
S T Q Q S S D
« dez    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza George Carlin

enquete

Ejacular no pescoço de uma mulher, dentro de um ônibus, deveria ser considerado estupro?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.