Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #463 - 25/09/2017

Irmãos criam negócio a partir de TCC

Trabalho de conclusão de curso inova e tem boa aceitação no mercado

Gabriel Amaral
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

O engenheiro mecatrônico Reynaldo Persona, 26 anos, e o irmão dele, o médico Thiago Persona, fundaram em 2010 o Grupo Persona  (apesar de terem obtido o CNPJ apenas em 2016), atuando no mercado de acrílico. Isso só foi possível depois de inventarem uma máquina de corte a laser para acrílico, única fabricada no Brasil. Tudo começou ainda na faculdade de Reynaldo, na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A ideia veio quando tivemos que fazer uma capa de acrílico para a impressora 3D que fabricamos e percebemos que cobravam muito caro”, disse Reynaldo sobre a origem do projeto.

No início, a máquina, que tem o tamanho de um carro, ficava no meio da sala do apartamento dos pais, que moravam em um condomínio na Zona 1 (centro de Maringá). Quando teve que ser transportada para a sede da empresa, passaram por problemas. “Tive que cortá-la em três pedaços para trazer para cá. Achamos que ia caber no elevador, mas tivemos que descer pela escada”, explicou Reynaldo.

O sucesso do grupo Persona aconteceu porque os irmãos decidiram transformar a teoria em prática. Foi a partir de então que ele encontrou a Incubadora Tecnológica de Maringá, onde atualmente está situado o Grupo Persona .

A ideia veio quando tivemos que fazer uma capa de acrílico para a impressora 3D

A impressora de acrílico não é o único projeto abrigado pela incubadora. Segundo o jornal Diário do Norte do Paraná, hoje a incubadora abriga 13 empresas em 11 mil metros quadrados. “Quando apresentamos o projeto de pedido, no Rio de Janeiro, só de ver a expressão dos avaliadores da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] tive certeza que a gente ia conseguir. O que acontece aqui em Maringá é algo que não tem paralelo, estamos muito à frente”, disse a respeito da incubadora o economista Marcelo Farid Pereira, assessor de Inovação Tecnológica da UEM.

Reynaldo Persona lembrou que não foi fácil passar o projeto para a parte prática. “Início é difícil, pois área comercial vai muito além de apenas fazer a máquina. Tem a parte de logística e gestão de marketing, porém fomos aprendendo na persistência.”

Como essa impressora é a única de fabricação nacional, o preço do equipamento torna-se um atrativo. As importadas são mais caras, por isso a empresa maringaense se destaca no mercado. A  Incubadora Tecnológica funciona na Avenida Centenário, 116 – Setor 6, Zona 8.

Reynaldo com sua maquina que imprime em acrílico  (Imagem/Carlos Rosa)

Reynaldo com sua maquina que imprime em acrílico
(Imagem/Carlos Rosa)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.049 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Qualidade e sincronia.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2017
S T Q Q S S D
« dez   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.