Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #460 | 06/12/2016 - Ano XVII
 
Literatura | Edição #460 - 06/12/2016

Histórias contadas aqui me tornam 50% jornalista

Produzir para o JMP durante este ano foi uma mistura de novos desafios e aprendizados; agora é hora de dizer adeus

Maynara Guapo
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Eu não escolhi o jornalismo, o jornalismo me escolheu (Imagem/ Arquivo Pessoal)

Eu não escolhi o jornalismo, o jornalismo me escolheu
(Imagem/ Arquivo Pessoal)

Nunca soube lidar com despedidas. A palavra em si soa mal. Uma despedida pode ser de um ente querido e de um momento marcante. No meu caso, agora, é hora de dizer adeus ao querido e amado JMP.

Todos que já passaram pelo Jornal Matéria Prima (JMP) temeram com a reportagem que deve ser feita em um bairro qualquer da cidade. E eu, logo de “cara”, em abril, fui premiada com esse gênero. Percorri então, os arredores do Jardim Pinheiros (zona norte de Maringá) em busca de um personagem que tivesse uma história interessante para contar.

Não tive dificuldade alguma para encontrar. Tive o privilégio de conhecer o seo Rubens Careli, que dedicou a vida para ajudar o próximo.

Fui para outro bairro na sequência, a Vila Marumby (região zul). Lá encontrei a jornalista e presidente da NTM Bairros, Márcia Eudócia Ferreira, que organizou a primeira festa julina nos jardins Novo Horizonte, Tabaetê e Vila Marumby.

A tão “assustadora” reportagem de bairro comigo não funcionou. Pelo contrário, encantei-me completamente com tamanho desafio proposto pela professora. Ir até o bairro permitiu-me conhecer novas pessoas, novos horizontes e colecionar novas histórias, afinal, o jornalista vive disso.

Cada texto produzido foi uma mistura de novos desafios e aprendizado

O meu seguinte desafio no JMP foi fazer um artigo de opinião. Fiz sobre a base de qualquer conhecimento, ou seja, um professor. Especulei sobre a baixa provisão que os desestimula, apontando algumas sugestões para melhorar a educação.

Depois, finalmente, cheguei à crônica. Não tive dificuldade alguma para escolher o tema. Fiz uma crônica lírica para explicar o tamanho amor que tenho por minha cidade, Santa Fé, a Capital da Fotografia.

Voltei novamente para outro artigo de opinião, questionando o fato que o Hospital Universitário de Maringá (HU) poderia ficar sem internet por falta de verba. Depois, fiz outra crônica, perto do aniversário do meu pai, fazendo uma homenagem a ele, envolvendo o amor pela banda Bon Jovi, em especial a música Always, que fez os nossos laços se fortalecerem ainda mais.

Chegou, então, a crítica de mídia. Tive dificuldade em chegar ao veículo que iria criticar, mas logo pensei em escrever sobre o sensacionalismo que desonra o jornalista.

Como penúltima função, fiz a coluna do ombudsman, sobre assuntos mal estruturados que podem prejudicar o leitor.

E, por fim, o último texto entregue. A entrevista com o precursor da fotografia de formatura em Santa Fé, Vanderlei Kello.

Produzi nove textos para o JMP que foram uma mistura de novos desafios e  aprendizados. Não digo que será um adeus, e sim um até logo. Obrigada Jornal Matéria Prima por cada história e por tornar-me 50% jornalista. 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

26.984 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Eu não escolhi o Jornalismo. O Jornalismo me escolheu.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2016
S T Q Q S S D
« nov    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mark Twain

enquete

E você, gostou das edições de 2016 do Jornal Matéria Prima?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.