Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #460 | 06/12/2016 - Ano XVII
 
Literatura | Edição #460 - 06/12/2016

Sobre a escrita e algumas (in)certezas

Que eu nunca deixe de escrever, ainda que não haja engrenagem para a vida e eu não entenda meu propósito

Gabriela Maia
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Se eu puder dizer algo sobre 2016, direi que foi/ está sendo um ano de dúvidas. Dúvidas que foram certezas muito sólidas durante muitos anos. Certezas que sempre tive sobre quem eu sou e sobre o que faço neste planeta. Sobre a assinatura que pretendo deixar no mundo e sobre a relevância real disso.

Não seria arriscado dizer que os livros ajudaram a formar meu caráter. Eu me apaixonei pelas letras e pela língua assim que aprendi a ler. Como o poeta consegue, com uma combinação de palavras, causar uma sensação ou um sentimento em quem lê? Comecei a escrever livros que nunca terminei. Participei de um concurso literário em que um dos avaliadores deu nota zero para o meu conto por considera-lo “um soco no estômago, do início ao fim”. Eu quis me aventurar na escrita e me frustrei muito. Mas mesmo com as pequenas frustrações, escrever sempre foi uma certeza. Talvez essa certeza me tenha feito acreditar que a faculdade de jornalismo seria uma excelente ideia.

Mas mesmo com as pequenas frustrações, escrever sempre foi uma certeza

Meus pais ficaram muito bravos quando eu abandonei o curso de direito em uma estadual para fazer jornalismo. Depois de muitas brigas, gritaria e idas ao psiquiatra, eles aceitaram a ideia. No primeiro ano de curso, fiz algumas descobertas. A primeira delas foi que jornalista não escreve o que quer. Muito óbvio, mas eu idealizava algumas coisas. A segunda: eu amo rádio. Nunca imaginei que fosse gostar tanto de rádio.

Coisas boas e coisas ruins acontecem o tempo todo na vida de todo mundo. Neste segundo ano de jornalismo, todas as coisas relevantes que aconteceram me fizeram lembrar de quem eu sou.

Minha irmã mais nova descobriu um câncer no cérebro e a faculdade me deixava muito insegura sobre o futuro. Quase abandonei o curso que eu sempre quis no meio do ano. Eu queria estar em qualquer lugar do mundo, menos na aula.

Paralelamente, eu tive algumas boas surpresas. Eu me apaixonei por um cara que também se apaixonou por mim. Ele escreve, o que me lembrou de que eu também já escrevi. Publicar a minha primeira crônica no Jornal Matéria Prima também me fez lembrar de como isso faz parte de mim e de como eu negligenciei a escrita nos últimos três anos.

A minha única certeza no final disso tudo é de que, enquanto eu viver, eu quero escrever (Foto: arquivo pessoal)

A minha única certeza no final disso tudo é de que, enquanto eu viver, eu quero escrever (Foto: arquivo pessoal)

Decidi, por fim, não desistir do curso. Não sei ainda se exercerei a profissão ou se serei uma boa jornalista. A minha única certeza no final disso tudo é de que, enquanto eu viver, eu quero escrever. Sobre aquela história de deixar assinatura no mundo: um dia os humanos desaparecerão do planeta Terra e a assinatura de ninguém vai ser relevante para o funcionamento do Cosmos. Ainda assim, eu quero escrever.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

27.479 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

dezembro 2016
S T Q Q S S D
« nov    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Chico Buarque

enquete

E você, gostou das edições de 2016 do Jornal Matéria Prima?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.