Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #465 | 09/10/2017 - Ano XVIII
 
Literatura | Edição #460 - 06/12/2016

Mais um ano e o coração cheio de planos

Muito aprendizado e muitos obstáculos; está acabando mais um etapa, anunciando o fim da minha trajetória aqui

Rafael Bereta
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que eu estava na sala de aula e me deparava pela primeira vez, com alguns termos jornalísticos que, para mim, eram somente teoria. Ombudsman? Legenda? Nunca ouvi falar. A palavra “coisa”? Por que não posso escrever? Uma palavra que disseram ser extremamente proibida, caso contrário, era pura zoação.

O JMP marcou a minha vida e marca a de todos que passam por aqui Imagem/Matheus Torrezan

O JMP marcou a minha vida e marca a de todos que passam por aqui
Imagem/Matheus Torrezan

Percebi que apesar das dificuldades, o Jornal Matéria Prima (JMP) me proporcionou momentos muito marcantes. Histórias como as da temida reportagem de bairro que nunca achei que encontraria. Os alunos veteranos sempre diziam que contar uma história de um bairro qualquer da cidade era o pior gênero para ser feito, porém penso o contrário. É o que mais chega perto da profissão.

Claro que no começo é um pouco difícil encontrar uma história que seja legal de contar. É um corre-corre para fazer uma pauta, para conseguir fontes, telefone e endereço, e ai de quem não colocar todos esses dados, as broncas são certas, mas quando terminamos o texto, percebemos como valeu a pena.

E as correções em sala eram as melhores, muito engraçadas e divertidas, bem naquele dia que você está com preguiça e não consegue se concentrar. Porém, é a melhor forma de aprender e se divertir com os próprios erros e os erros dos colegas. A correção pode até atingir o “psicológico” do amigo, mas é sentindo vergonha que se aprende. Sim, os colegas da turma, incluindo eu, escorregam ainda nos vícios de linguagem e no português. Toda vez que erramos, percebemos que não é assim que deve ser feito e que precisamos melhorar.

Ver seu nome publicado em uma reportagem depois de muito esforço não tem preço

É, acho que o JMP contribuiu muito para minha vida profissional e só tenho a agradecer a todos os colegas que aguentaram meu nervosismo e meu pessimismo, que me levaram a pensar em desistir. Agradecer aos meus entrevistados que ressaltaram as reportagens. E principalmente, à Rosane por trazer muito conhecimento e muito puxão de orelha, que, no caso, precisei muito. Mas cada puxão valeu a pena e sabia que era para ser um profissional melhor.

E você que vai assumir o JMP em 2017, aproveite ao máximo tudo e tome conta deste projeto, porque, afinal, no fim irá deixar saudades. Com certeza o Jornal Matéria Prima marcou a minha vida e marca a de cada um que passa por aqui. Ver seu nome publicado em uma reportagem depois de muito esforço não tem preço. Ah, tem mais, não fique com medo de errar. Erre o quanto for preciso, porque é melhor errarmos aqui, como alunos, do que como profissionais lá fora. Obrigado a todos, adeus JMP.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

28.244 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Veja os problemas como milagres, que podem trazer sabedoria e mudança.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2016
S T Q Q S S D
« nov   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

Chico Buarque Mark Twain George Carlin

enquete

Provocar o sorriso em pacientes hospitalizados pode ajudar no tratamento?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.