


O Jornal Matéria Prima é um compromisso que assumimos do começo ao fim e é gratificante a sensação de dever cumprido
Heloisa Fernanda
Estudante de Jornalismo
Era meio do ano quando resolvi tomar uma decisão. Cursava publicidade e não entendia por que tinha entrado naquele curso. Talvez fosse gostar, mas não gostei. Aquele assunto de flyer, outdoor e agência não fazia sentido. Resolvi transferir de curso, afinal, não tinha nada a perder.
Caí totalmente de paraquedas no jornalismo. O processo foi difícil. Logo no começo pediram para que eu fizesse uma pauta. O que diabos era uma pauta? Lá em publicidade o que mais se falava era briefing. Ali descobri que escrever a palavra “coisa” em algum texto era proibido, e também não deve usar “seu” e “sua”. Ambos são vícios de linguagem que quase todas as pessoas têm, mas que são feios para o jornalismo. Tudo bem, com o tempo me acostumei.
O que mais me assustou foi a pressão de ter que recuperar o tempo perdido, afinal, já tinha perdido meio ano dessa disciplina. Logo nas primeiras semanas pensei “vou reprovar em reportagem, não vai ter jeito”. Já tinha me acostumado com a ideia de que não iria bem nessa matéria, quando meus erros nos textos foram diminuindo, comecei a tirar notas melhores nas pautas e fui adquirindo mais facilidade para escrever. Mas aí vieram os textos mais “difíceis”: bairro e reportagem. Já falei que sou uma péssima entrevistadora porque morro de vergonha do entrevistado? Um dos maiores desafios foi ter que enfrentar a timidez para fazer as entrevistas, mas, no fim, sempre consegui a informação que precisava. Mesmo que seja ruim, sair da zona de conforto é muito necessário.
A cada novo texto terá um novo aprendizado, que não vale a pena perder
A experiência de escrever para o Jornal Matéria Prima foi muito importante para adquirir conhecimento, aprender a lidar com prazos e aprender algo que é realmente jornalístico. Visitar pessoas e conhecer novas histórias, ficar por dentro de diversos assuntos e aprender mais a cada novo texto não tem preço.
Eu não me arrependo de ter vindo para o jornalismo, pelo contrário, eu me arrependo de ter perdido tanto tempo no curso de publicidade. Quero continuar conhecendo e contando novas histórias. Só me resta torcer para que ano que vem eu aprenda o triplo do que já aprendi e que me apaixone cada vez mais pelo curso. Agora para você, calouro, dou uma dica: faça todos os textos, dê o seu melhor, procure boas fontes e não “leve às coxas”. Você vai perceber que a cada novo texto terá um novo aprendizado, que não vale a pena perder.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.