


O que fica na memória são as histórias e as pessoas que participaram dessa caminhada
Jefferson Martins
Aluno de Jornalismo
Como a “Prof.” sempre disse “Jeffe, o veterano da turma”. O que coloquei na minha cabeça não foi tristeza por ter trancado o curso e não ter ido para o terceiro ano. Foi a alegria em poder compartilhar o pouco que aprendi com os calouros do segundo. E foi nessa perspectiva que evolui, não só nos textos, mas no comprometimento e também no amor por essa profissão.
O que é mais importante lembrar nesse texto de despedida, são as histórias especiais que vivi. Como a história da dona Tereza Hernandez, de 70 anos, que sustenta a família recolhendo latinhas na rua. Ou então, da aposentada Ótilia de Oliveira, de 78 anos, que costura roupas como forma de ajudar a sociedade. Me emociono ao lembrar tantas histórias que me ajudaram não só como estudante de jornalismo, mas como ser humano.
Lembrando das histórias dos personagens, recordo-me também das minhas histórias, ao buscar a informação e disponibiliza-las para os leitores do Jornal Matéria Prima. Lembro, que inúmeras vezes saí de minha cidade (Cianorte – distante 90 Km), procurando histórias, em bairros de Maringá, para poder transpassar um pouco do que é realmente o jornalismo. O que posso dizer que aprendi, é que o “furo jornalístico” não é mais importante do que as histórias de vida das pessoas. Que a informação é história.
Depois de tanto a Prof. pegar no meu pé, ou por e-mail ou pessoalmente, hoje, digo que o conhecimento que obtive nesses anos, são extremamente importantes para minha carreira profissional. E tenho certeza de que a alguns anos, vou rever este texto de despedida e agradecer, por cada dificuldade que passei, por cada história que vivi.
Agora, tudo muda, novos desafios e com a força que superei essa etapa, tenho a convicção de que consigueirei superar as próximas. Nunca vou me esquecer dos momentos em sala, dos momentos “em campo” e vou guarda-los com muito carinho no coração.
Digo com todo orgulho no peito, estou preparado
Digo com todo orgulho no peito, estou preparado para seguir o caminho do jornalismo, com muito amor e força. Agradeço aos que me apoiaram e termino com a frase de Cláudio Abramo. “O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotiano do carácter.”
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.