Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #459 - 21/11/2016

Textos incompletos desinformam o leitor

A não publicação de partes das reportagens tira o foco da informação e prejudica a credibilidade do jornal-laboratório

Priscilla Garcia
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
A falta de informação deixou o texto raso e sem estrutura (Imagem/ Reprodução)

A falta de informação deixou o texto raso e sem estrutura
(Imagem/ Reprodução)

Toda semana os alunos de jornalismo responsáveis pelo Jornal Matéria-Prima (JMP) publicam textos informativos e opinativos, divididos em diversos gêneros, como crônica, crítica de mídia, coluna do ombudsman, textos de bairro, entrevista e reportagem.
A reportagem, para facilitar e incentivar o trabalho em grupo, é dividida em dois textos. Dois alunos ficam responsáveis por esse gênero. O primeiro texto apresenta o tema e nele o aluno entrevistas as fontes. Já no segundo texto, são entrevistados personagens, aqueles que vivenciam direta ou indiretamente o tema em questão.

De todas as edições publicadas este ano, apenas 20 reportagens estavam  completas. Muitas vezes, por falta de comprometimento ou mesmo interesse dos alunos, algumas edições contam com apenas um dos textos. Há edições que nenhum dos dois textos foi publicado.

De todas as edições de 2016, apenas 20 reportagens foram postadas completas.

A falta de publicação dessas reportagens causa grande prejuízo não só ao jornal, que perde qualidade pela falta de informação. Também há perda de credibilidade. A publicação incompleta, ou seja, quando um dos textos não é publicado, confunde o leitor, que acaba achando que os alunos não pesquisaram o assunto de maneira completa, pois ou faltam fontes ou faltam personagens.

Podemos usar como exemplo a edição número 452°. O intuito do primeiro texto era ouvir especialistas que explicassem o que é a enxaqueca, quais os tipos de sintomas. Já o segundo texto deveria apresentar personagens que sofrem com esse problema.
Porém, na edição apenas o texto com os personagens foi publicado, o que afetou o entendimento do leitor e a credibilidade do jornal, já que ao se publicar apenas parte da reportagem não há explicação nenhuma sobre a doença ou os sintomas. Foi feito apenas um breve resumo do que é viver com enxaqueca.

Essa falta de informação pela publicação incompleta da reportagem levou a uma leitura rasa e sem pontos interessantes.

Cabe aos estudantes de jornalismo se empenharem mais nas publicações dos próprios textos como forma de não prejudicar o compromisso que assumem com os leitores, o jornal e o colega com quem deveria trabalhar em conjunto.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.068 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Feliz por natureza! Grata a DEUS por tudo que conquistei e ainda vou conquistar! Sonhadora e futura jornalista.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.