Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #457 - 07/11/2016

Pioneiro observa cidade crescer e se surpreende

Primeiro a se casar em Maringá, João Alvarenga veio plantar café, ficou aqui e hoje é um contador de histórias

Janaina Teixeira
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Alvarenga com a medalha de bronze ganha pelo governador Imagem / Juliano Sanches

Alvarenga com a medalha de bronze ganha pelo governador
Imagem / Juliano Sanches

Com direito a medalha (entregue pelo então governador Roberto Requião) diploma, carteira e título honorífico de pioneiro de Maringá, João Diogo Alvarenga, 88, o primeiro a se casar em Maringá, contou ao Jornal Matéria Prima como foi chegar à cidade em 1940, aos 12 anos de idade, com a família mineira.

Vieram por indicação de um amigo e logo que chegaram, começaram a desmatar e dar início às plantações. “Aqui em Maringá era só mato, não tinha nada nem ninguém. Tinha que ir para Mandaguari [30 km de Maringá] a pé, para comprar alguma coisa. ”

A família de Alvarenga morava onde atualmente está o Parque Internacional de Exposição Francisco Feio Ribeiro (região norte). Ele se recorda que ali, em 1942, nevou pela primeira e única vez em Maringá. Alvarenga, lembra-se também de todos os patrões que teve e das histórias do pai, plantador de café.

Em 1942, casou-se na igreja, hoje Capela Santa Cruz. “ Fui o primeiro a me casar em Maringá, porque nem isso tinha aqui, o povo ia de caminhão até Mandaguari para casar, eu não”, conta.

Alvarenga diz estar surpreso com o crescimento da cidade que viu nascer. Quando era pequeno perguntava ao pai porque ele cortava todas aquelas árvores e dizia para si mesmo: “Estamos fazendo papel de bestas. Daqui 50 anos não vai ter ninguém aqui. ” Hoje, quando passeia pelo centro e vê como a cidade cresceu, diz que nem parece o mesmo município. “Não vi apenas essa cidade crescer, vi essa cidade nascer. Vi a primeira morte aqui, os primeiros cipós serem cortados, o primeiro comércio. ”

Mesmo sem a consciência ambiental de hoje, quando jovem Alvarenga achava que desmatar era um serviço errado e sem funcionalidade. Maringá, para ele, é uma linda cidade, cheia de árvores e belezas ecológicas.

Alvarenga aos 88 anos lembra tudo que vivenciou em Maringá Imagem / Janaina Teixeira

Alvarenga aos 88 anos lembra tudo que vivenciou em Maringá
Imagem / Janaina Teixeira

Segundo a engenheira florestal Suelen Pietrobon Facchi, Maringá tem arborização no estilo europeu como berço da cultura ocidental. “A retirada ou poda de árvores [só acontece] por motivo de pragas (cupim, bactérias, fungos), limpeza, fiação elétrica ou em caso de risco. Com frequência, as podas são aproveitadas economicamente. ”

Abordando sobre o meio ambiente, as árvores têm papel importantíssimo. Débora Pietrobon Facchi, engenheira ambiental, explica que se houver o manejo adequado, minimizam a poluição do ar, que desencadeia muitas doenças respiratórias. “As árvores favorecem a qualidade da água, solo e do ar.”

Vi a primeira morte, os primeiros cipós  cortados, o primeiro comércio

Atualmente com 88 anos, Alvarenga já está pensando na festa dos 90 anos que está sendo preparada pelas cinco filhas, netos e bisnetos. “ Só não sou tataravô, porque meus bisnetos ainda não casaram para ter filhos, mas idade para [serem pais] eles já têm. ” Foi casado por 63 anos, viúvo há quatro. Mora com uma das filhas, o genro e dois netos.

Imagem/Juliano Sanches

Imagem/Juliano Sanches

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

34.674 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

Mario Quintana Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.