Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #459 - 21/11/2016

Na mão de Silvio Santos Jornalismo é brincadeira

A diversão do apresentador promove verdadeiras bizarrices e, com isso, desqualifica os telejornais da emissora

Douglas Emiliano
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Dudu Camargo, âncora do Primeiro Impacto, no SBT  (Reprodução / SBT)

Dudu Camargo, âncora do Primeiro Impacto, no SBT (Reprodução / SBT)

Recentemente o apresentador e empresário Silvio Santos tomou uma decisão bastante criticada pelo público: colocou Dudu Camargo, 18 anos, no comando do jornal matinal Primeiro Impacto. Quem sintonizou a emissora no Dia das Crianças curiosamente deu de cara com o jovem que substituía Karyn Bravo e Joyce Ribeiro, jornalistas veteranas da casa. De princípio grande parte do público acreditou que o jovem estava apenas substituindo as âncoras no dia 12 de Outubro.

A novidade tomou corpo quando, nos dias seguintes, tornou-se efetiva e o jovem, que há pouco tempo figurava como personagem em um programa de fofoca, fixou-se como âncora da atração. A medida foi vista como mais uma das atitudes inusitadas do homem do baú.

A decisão de Silvio Santos não foi bem recebida por jornalistas, pois mostrou que, para o empresário,  diploma de jornalista é apenas um adereço e qualquer um, sem capacidade ou experiência, pode exercer um posto batalhado por muitos que durante anos se preparam em busca de espaço nesse  concorrido mercado.

Como se não bastasse a incrível experiência no Primeiro Impacto, o dono do SBT decidiu padronizar todos os telejornais da emissora. Com essa atitude grandes nomes do jornalismo, como Carlos Nascimento, passaram a ter o mesmo peso e função que o jovem que Silvio Santos já vestiu com um saco na cabeça para participar de um programa de fofoca.

O jornalismo é o brinquedo que Silvio Santos pode montar e desmontar

O dono do SBT trata o jornalismo da sua emissora como um brinquedo que ele pode montar e desmontar a qualquer momento. Silvio também determinou que todos telejornais exibissem um enorme relógio analógico na tela, juntamente com uma faixa dedicada à temperatura em diversas capitais. A prática não é de todo ruim, porém o uso excessivo de elementos rouba toda a atenção do leitor, além de não ser claro e útil à todos, principalmente para os Estados com fuso horário diferenciado, onde o relógio chega a apontar até três horas à menos.

Silvio Santos trata toda credibilidade do jornalismo da emissora como uma verdadeira diversão, principalmente quando afirma que o que realmente importa é a mídia causada em torno das mudanças que fez. Pobre do jovem Dudu que, segundo o patrão, “vai ficando enquanto der mídia”.

Todas as medidas de Silvio Santos contribuem para a decadência do Jornalismo da emissora . Ele pode ser o maior apresentador da TV brasileira, porém, peca em atitudes que desqualificam o profissionalismo que o jornalismo exige.

Discussão e comentários »

3 comentários | Deixe seu comentário

Geraldo Dolaval disse:

Os jornalísticos mais sérios da TV brasileira, está dentro da emissora SBT, na verdade creio eu que a bizarrice se encontra, a partir deste texto, pelo fato de que o mesmo parte apenas de um senso comum, sem exemplificar conteúdo verídico dentro de seu teor de crítica. Fazer uma análise mais concisa seria o melhor para vossa pessoa neste momento.

Marcos André disse:

Silvio realmente está doido. A prova disso são os números do ibope caindo, ganhou uma vez ou outra por ser novidade. E ele está percebendo isso porque o espaço do dente de alicate está diminuindo.
Grandes tempos onde Hermano e César filho comandavam a manhã da emissora. Agora está insustentável aguentar esse menino gritando todas as manhãs. Com tantos jornalistas ótimos no mercado a emissora me aposta nesse menino

Contra fatos não há argumentos, é notório por parte do autor que não houve sustentação em nenhum tipo de fonte e que tudo isso foi baseado a partir de critérios particulares. Jogar a informação é fácil, prova-lá, já dificulta não é mesmo?
Todas as medidas de Silvio Santos contribuem para a decadência do Jornalismo da emissora – Em que sustenta isso de que o jornalismo da emissora está em decadência? Onde estão o dados de que isso acontece? Creio que seja ao contrário já que a audiência dos jornalísticos da emissora baseiam-se em vice-líderes. Até mesmo o do jovem a cargo de jornalista que vem desbancando jornalistas já formados. Reveja sua publicação, apresente provas e dados para que não o considere assim como esse um texto raso, fundamentado apenas em opiniões particulares.
José Magno Spíndola.
SP/ 21/11

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.205 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.