Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #458 - 14/11/2016

Jornal de bairro promove autonomia dos moradores

Há dez anos, Jônatas Cruz criou um meio de divulgar os acontecimentos importantes e resgatar histórias do Miosótis

Camila Lucio
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Primeira edição do Jornal Miosótis foi lançada há dez anos (Imagem/ Reprodução)

Primeira edição do Jornal Miosótis foi lançada há dez anos (Imagem/ Reprodução)

Em um bairro grande como o Miosótis, região norte, há muitas histórias guardadas com cada morador, principalmente os pioneiros. Pensando nisso, há dez anos o diagramador Jônatas Cruz, de 42 anos, criou o Jornal Miosótis. O maringaense mudou para o bairro quando tinha 13 anos, mas logo foi para São Paulo. Lá, ele fez um curso de técnico em diagramação e em Matinhos, distante 544 quilômetros de Maringá, atuou como diagramador em um jornal semanal. Em 2006 voltou para Maringá e viu a possibilidade de criar um jornal em um bairro grande com a bagagem profissional que conquistou.

O jornal é veiculado mensalmente e sempre abordou todos os eventos e inaugurações que envolvem o bairro, mas tem como forte a aproximação com a população. “As pessoas que fazem parte da coluna social são moradores comuns, isso talvez seja a parte mais especial do nosso jornal. Temos colunas sociais de alguns jornais que contemplam uma parte da sociedade mais seletiva e no jornal [Miosótis], fazemos questão  de prestigiar qualquer pessoa”, explica.

Os bairros merecem ter um jornal que contribui para o desenvolvimento da cidade

Cruz relata que a edição que mais gostou de fazer foi do Dia Internacional da Mulher, em 2007. Para essa publicação, fotografaram em estúdio, quase todas as mulheres com alguma liderança, como comerciantes ou mulheres de comerciantes, diretoras de escolas e diretoras das Unidades de saúde. ” Foi muito legal o resultado com as fotos e as legendas em baixo. Fizemos, na ocasião, outdoors destacando a publicação.”

O professor Claudemir Rodrigues Soares, de 48 anos, é morador do bairro e sempre acompanhou o jornal porque considera importante a interação das pessoas com os acontecimentos que envolvem aquele núcleo. “Gosto de estar informado, além disso já me ajudou quando eu precisei de [doação] sangue. O jornal contribuiu para campanha, foi uma forma rápida de divulgação”, relata o professor.

O funcionário público Diego Martins Viana, de 24 anos, explica que o jornal é importante tanto para conhecer as pessoas que moram no bairro, como na divulgação do comércio e os eventos que ocorrem ali. “Não conheço todo mundo. Não sei quem foi pioneiro ou quem faz alguma coisa pelo bairro. Então é um meio de divulgar.”

Jônatas Cruz complementa dizendo que os bairros de Maringá são grandes e merecem ter um jornal cada para contribuir com o desenvolvimento da cidade. “Às vezes, as pessoas dizem: ‘você quer um concorrente nos bairros?’. Não vejo como concorrente. Sou apaixonado pelo que faço. Vejo os frutos disso, o sorriso no rosto das pessoas quando veem a foto delas no jornal e o comércio desenvolver. É muito legal que multiplicassem [os jornais de bairro].”

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

34.674 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.