Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Esporte | Edição #457 - 07/11/2016

Existe solução para arbitragem no Brasil

Decisões equivocadas do trio de árbitros nos jogos do campeonato brasileiro têm interferência no resultado das partidas

Murilo Lima
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Arbitragem vem sendo questionada a cada rodada do Brasileirão / Foto: Pixabay

Arbitragem vem sendo questionada a cada rodada do Brasileirão / Foto: Pixabay

Há algum tempo está em discussão a restruturação do formato do futebol brasileiro em todas as esferas. Mudanças que começariam na própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o momento em que o juiz apita o início da partida. Porém, uma das situações mais flagrantes e que gera as discussões mais acaloradas do momento são os erros cometidos pelos árbitros e assistentes na marcação de lances vitais em jogos do campeonato. E vários casos interferem o resultado da partida.

Um dos mais recentes episódios foi o empate entre Flamengo e Corinthians, pela 32ª rodada quando o jogador Guerreiro do Flamengo fez um gol irregular. O questionamento do erro foi pelo fato do assistente estar bem posicionado e não marcar um impedimento de mais de um metro referente ao último defensor corinthiano, causando revolta de Lucca, atleta da equipe do Corinthians, durante entrevista depois da partida.

O afastamento da função não contribui para a melhor atuação do árbitro em campo

Erros assim têm interferência crucial em jogos que disputam o título ou na tentativa de evitar o rebaixamento. O árbitro gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima comentou: “Acredito que a arbitragem brasileira ainda acerta muito pelas condições de trabalho que tem. Hoje, a gente concorre com inúmeras câmeras no campo de jogo, é desumano. Todos os lances que aparecem como erro de arbitragem é pelo ângulo da televisão, nunca pelo árbitro”, justifica, em entrevista ao Jornal NH.

O afastamento da função não contribui para a melhor atuação do árbitro em campo, mas métodos de ensino e treinamentos eficazes para que em momento específicos das partidas o trio de arbitragem tome a melhor decisão possível, não interferindo no resultado.

Reprodução: Youtube

Reprodução: Youtube

Uma forma para contribuir com a arbitragem no Brasil, são as novas tecnologias, como a possibilidade do uso de câmeras que possibilita a anulação ou impedimento do atleta, transmitindo em tempo real ao árbitro e seus auxiliares em campo. Também sensores no gol, avisando o juiz no caso da bola ultrapassar totalmente a linha, dando a marcação correta de um gol. Esses tecnologias foram testado na última edição da Eurocopa e na Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014.

São métodos assim que somaram para a melhoria do campeonato brasileiro, agradando de forma satisfatória os atletas em campo, os torcedores nos estádios e os telespectadores na TV.

Caso Flamengo x Fluminense, no dia 13 de outubro. Quando o assistente anulou o gol do Fluminense, depois de conversa o ábitro Sandro Meira Ricci voltou a atrás e validou o gol. Após um discussão de 10 minutos em campo, novamente uma nova anulação do gol aconteceu.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.243 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.