Crítica de Mídia | Edição #457 - 07/11/2016

Alunos não têm interesse em publicações do jornal

Redatores do Jornal Matéria Prima, leem somente os próprios textos e se auto prejudicam

Amanda Zerede
Estudante de Jornalismo

Jornal Matéria Prima [1]Em uma sociedade em que a prática da leitura não é muito incentivada, estimular as crianças a ler, deveria ser uma constante, pois é nessa fase que o hábito começa. As escolas, muitas vezes, obrigam as crianças e jovens ler livros com linguagem difícil, levando-as a odiar a leitura. Segundo a pesquisa “Retratos da leitura”, de 2015, 44% da população brasileira não lê. Quem estuda jornalismo precisa ter o hábito de leitura e ler o jornal que se faz é crucial para a formação.

Com a leitura dos textos dos outros alunos é possível adquirir mais habilidade e se familiarizar mais com os diversos gêneros, pois nem todos escreveram todos os tipos de texto. Alguns especialistas creem que a causa do baixo número de leitores no Brasil está relacionada à formação e ao alto valor dos livros. O aumento do uso de smartphones também entram na lista das causas do mal que acomoda a população brasileira. Basicamente, o ponto de vista de jovens tem se tornado comum. Entre outras opções, eles trocam a literatura por diversos tipos de lazer, como uma ida ao shopping, a shows populares ou o uso de redes sociais, prejudicando mais ainda a formação de leitores.

Para um estudante de jornalismo, a leitura precisa ser um hábito. Estar atualizado a todo o momento, ter bagagem literária forte para que se tenha uma trajetória profissional de sucesso, além de desenvolver habilidade na escrita.

Alguns alunos da disciplina de Técnica de Reportagem não se interessam pelo site do Jornal Matéria Prima, que eles próprio produzem. Leem somente o que escrevem e não se dão conta que os maiores prejudicados são eles mesmos, já que ler os textos dos demais ajuda na aprendizagem e no conhecimento. O tempo que os alunos ficam em sala de aula não é o suficiente para a formação acadêmica e nem sempre produzem diversas vezes determinado gênero ou temas, por isso a leitura do jornal abre novos horizontes de ideias e de aprendizado.

Para um estudante de jornalismo,

a leitura precisa ser hábito de vida

Além de ajudar na questão do conteúdo, ajuda também a adquirir mais prática da parte técnica do site, como as diagramação, (janelas, colocação correta de legenda, créditos) etc. A participação dos alunos é fundamental para o andamento do JMP e, principalmente, no conhecimento em sala de aula, pois gera argumentos construtivos para o melhor aprendizado.


Artigo impresso de Jornal Matéria Prima:
http://www.jornalmateriaprima.com.br

Endereço para o artigo:
http://www.jornalmateriaprima.com.br/2016/11/alunos-nao-tem-interesse-em-publicacoes-do-jornal/

Endereços neste este artigo:

[1] Imagem: http://www.jornalmateriaprima.com.br/wp-content/uploads/2016/11/paint.png

© 2017 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.