Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #458 - 14/11/2016

Alunos carecem de criatividade e esforço literário

Temas clichês, fotos genéricas e até rimas infantis; as crônicas deste ano do JMP tiveram tudo, só faltou qualidade

Gabriel Pinheiro
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Três crônicas abordam a mesma situação, sem criatividade (Imagem/Reprodução)

Três crônicas abordam a mesma situação, sem criatividade
(Imagem/Reprodução)

A crônica é um gênero no qual o escritor tem possibilidade de desenvolver a criatividade e se desprender, pelo menos um pouco, de estruturas e temáticas padrões.  A literatura, porém, parece ter sido deixada um pouco de lado pelos alunos responsáveis pelas produções do Jornal Matéria Prima em 2016. Enquanto o foco foi direcionado às reportagens e entrevistas, as crônicas produzidas, de forma geral, acabaram soando repetitivas e maçantes.

O medo de sair da casa dos pais, por exemplo, foi um assunto extremamente reciclado pelos alunos. Os textos A persistência da vida cheia de saudades, da edição 440ª, Sobre o medo de abrir as asas e voar, da edição 451ª, e O alto preço de voar para longe do ninho, da edição 453ª, abordam o mesmo tema e por perspectivas similares. Há uma semelhança entre metáforas (sair do ninho e aprender a voar) e até repetição de situações (o choro ao se lembrar de casa).

Além disso, há uma insistência incansável em abordar o “amor” de maneira clichê e unilateral. A frase “o amor vai surgindo aos poucos, é uma companhia, uma amizade, uma paixão”, presente no texto Sobre as formas de amar e sentir-se amado, da edição 452ª, é tão genérica que poderia ter sido tirada de qualquer revistinha melodramática vendida em bancas de jornais. Em contrapartida, Você, que é o meu trevo de quatro folhas, da edição 448ª, é o perfeito exemplo de uma crônica romântica escrita de maneira imaginativa e eficiente: as metáforas soam frescas, o texto é bem desenvolvido e as situações não apelam para o melodrama. É uma pena que textos como esse sejam a exceção e não a regra.

Mas as crônicas do Jornal Matéria Prima deste ano não decepcionaram apenas tematicamente. O texto Um clique com a mão desperta uma vocação, da edição 444ª, surpreende ao apresentar rimas infantis e óbvias dignas de poesias de alunos do Ensino Fundamental (como o trecho “Santa Fé mostra sua vocação. A sua paixão, com razão, com o coração para toda essa nação”); O desespero de quem não sabe onde está o celular, da edição 447ª, tenta fazer uma crítica à dependência tecnológica de forma bem humorada, mas o tiro sai pela culatra: a crítica social é óbvia e a escrita rasa, que se assemelha a de um simples relato, não deixa o humor funcionar.

Títulos enfadonhos e fotos superficiais são os menores dos problemas das crônicas

No final, títulos enfadonhos (como o do texto A história da garota não muito normal, da edição 436ª) e fotos superficiais (a usada na crônica Esse sonho é meu e nele ninguém tasca, da edição 446ª, não complementa em nada a narrativa) são os menores dos problemas das crônicas publicadas este ano no Jornal Matéria Prima. O que resta fazer é esperar que em 2017 tenhamos menos “pássaros voando para fora do ninho” e escritores um pouco mais criativos e engenhosos ou, pelo menos, menos preguiçosos.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Ricardão Pinheiro disse:

Mandou bem! Choreei de riiiiiiiiir hihihihi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.124 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Cinéfilo, procrastinador, viciado em refrigerante e gosta é do estrago.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

Mark Twain Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.